Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA BIBLIOTECA DA “USINA DA PAZ”.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109722
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1190
    "inscrito_id" => 7461
    "titulo" => "PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA BIBLIOTECA DA “USINA DA PAZ”."
    "resumo" => "A presente pesquisa sobre a atuação pedagógica em instituições não escolares, pretende-se possibilitar uma formação crítica e cultural sobre o papel do pedagogo social nos setores de atuação do mesmo, corroborando para o pensamento critico e reflexivo frente as possibilidades diversas de atuação pedagógica fora de sala de aula. Diante deste pensamento foi desenvolvido esse artigo científico a partir de pesquisas e estudos acerca do assunto. Os objetivos principais da pesquisa foi ter conhecimento do que seria pedagogia social e a atuação do pedagogo social dentro de espaços públicos, sendo que o objeto de estudo dos assuntos acima é a biblioteca infantil do Complexo Usina da Paz. A metodologia utilizada na pesquisa foi a bibliográfica e de campo, de cunho qualitativa contando com a participação de pedagogos que atuam na área e a análise de obras literárias que abordam o tema. Foi enviado um questionário para uma pedagoga social atuante na área e houve palestras informativas sobre o funcionamento e a atuação de vários setores do Projeto Usina da Paz. A pesquisa evidência a relevância da função pedagógica social no espaço recreativo das Usinas da Paz em Belém, através dos projetos implementados com o desempenho crucial em auxiliar a comunidade, principalmente para as crianças que frequentam o local, protegendo-os dos perigos urbanos e demonstrando-lhes as diversas possibilidades sociais. Concluímos que, o cargo de pedagogo social é de suma importância para a formação crítica e moral dos indivíduos ligados a ela e que há necessidade de desmistificar que o pedagogo deve atuar apenas em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID7461_TB1190_05042024215741.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMYRIS DA CONCEIÇÃO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Thamyris Costa"
    "autor_email" => "thamyriscosta4002@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109722
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1190
    "inscrito_id" => 7461
    "titulo" => "PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA BIBLIOTECA DA “USINA DA PAZ”."
    "resumo" => "A presente pesquisa sobre a atuação pedagógica em instituições não escolares, pretende-se possibilitar uma formação crítica e cultural sobre o papel do pedagogo social nos setores de atuação do mesmo, corroborando para o pensamento critico e reflexivo frente as possibilidades diversas de atuação pedagógica fora de sala de aula. Diante deste pensamento foi desenvolvido esse artigo científico a partir de pesquisas e estudos acerca do assunto. Os objetivos principais da pesquisa foi ter conhecimento do que seria pedagogia social e a atuação do pedagogo social dentro de espaços públicos, sendo que o objeto de estudo dos assuntos acima é a biblioteca infantil do Complexo Usina da Paz. A metodologia utilizada na pesquisa foi a bibliográfica e de campo, de cunho qualitativa contando com a participação de pedagogos que atuam na área e a análise de obras literárias que abordam o tema. Foi enviado um questionário para uma pedagoga social atuante na área e houve palestras informativas sobre o funcionamento e a atuação de vários setores do Projeto Usina da Paz. A pesquisa evidência a relevância da função pedagógica social no espaço recreativo das Usinas da Paz em Belém, através dos projetos implementados com o desempenho crucial em auxiliar a comunidade, principalmente para as crianças que frequentam o local, protegendo-os dos perigos urbanos e demonstrando-lhes as diversas possibilidades sociais. Concluímos que, o cargo de pedagogo social é de suma importância para a formação crítica e moral dos indivíduos ligados a ela e que há necessidade de desmistificar que o pedagogo deve atuar apenas em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID7461_TB1190_05042024215741.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMYRIS DA CONCEIÇÃO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Thamyris Costa"
    "autor_email" => "thamyriscosta4002@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A presente pesquisa sobre a atuação pedagógica em instituições não escolares, pretende-se possibilitar uma formação crítica e cultural sobre o papel do pedagogo social nos setores de atuação do mesmo, corroborando para o pensamento critico e reflexivo frente as possibilidades diversas de atuação pedagógica fora de sala de aula. Diante deste pensamento foi desenvolvido esse artigo científico a partir de pesquisas e estudos acerca do assunto. Os objetivos principais da pesquisa foi ter conhecimento do que seria pedagogia social e a atuação do pedagogo social dentro de espaços públicos, sendo que o objeto de estudo dos assuntos acima é a biblioteca infantil do Complexo Usina da Paz. A metodologia utilizada na pesquisa foi a bibliográfica e de campo, de cunho qualitativa contando com a participação de pedagogos que atuam na área e a análise de obras literárias que abordam o tema. Foi enviado um questionário para uma pedagoga social atuante na área e houve palestras informativas sobre o funcionamento e a atuação de vários setores do Projeto Usina da Paz. A pesquisa evidência a relevância da função pedagógica social no espaço recreativo das Usinas da Paz em Belém, através dos projetos implementados com o desempenho crucial em auxiliar a comunidade, principalmente para as crianças que frequentam o local, protegendo-os dos perigos urbanos e demonstrando-lhes as diversas possibilidades sociais. Concluímos que, o cargo de pedagogo social é de suma importância para a formação crítica e moral dos indivíduos ligados a ela e que há necessidade de desmistificar que o pedagogo deve atuar apenas em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.