A presente pesquisa sobre a atuação pedagógica em instituições não escolares, pretende-se possibilitar uma formação crítica e cultural sobre o papel do pedagogo social nos setores de atuação do mesmo, corroborando para o pensamento critico e reflexivo frente as possibilidades diversas de atuação pedagógica fora de sala de aula. Diante deste pensamento foi desenvolvido esse artigo científico a partir de pesquisas e estudos acerca do assunto. Os objetivos principais da pesquisa foi ter conhecimento do que seria pedagogia social e a atuação do pedagogo social dentro de espaços públicos, sendo que o objeto de estudo dos assuntos acima é a biblioteca infantil do Complexo Usina da Paz. A metodologia utilizada na pesquisa foi a bibliográfica e de campo, de cunho qualitativa contando com a participação de pedagogos que atuam na área e a análise de obras literárias que abordam o tema. Foi enviado um questionário para uma pedagoga social atuante na área e houve palestras informativas sobre o funcionamento e a atuação de vários setores do Projeto Usina da Paz. A pesquisa evidência a relevância da função pedagógica social no espaço recreativo das Usinas da Paz em Belém, através dos projetos implementados com o desempenho crucial em auxiliar a comunidade, principalmente para as crianças que frequentam o local, protegendo-os dos perigos urbanos e demonstrando-lhes as diversas possibilidades sociais. Concluímos que, o cargo de pedagogo social é de suma importância para a formação crítica e moral dos indivíduos ligados a ela e que há necessidade de desmistificar que o pedagogo deve atuar apenas em sala de aula.