A narrativa educacional contemporânea reflete uma evolução na relação entre professores e alunos, buscando uma abordagem mais empática e humana para além da tradicional autoridade. A gestão escolar desempenha um papel crucial nesse contexto, pois influencia diretamente a qualidade de vida dos estudantes e a eficácia do processo educativo. Este trabalho visa explorar como a gestão escolar enfrenta os desafios socioemocionais dos jovens, particularmente no ensino médio. A pesquisa se embasa em teorias que destacam a importância da gestão escolar na promoção de um ambiente educativo que vá além do ensino logocêntrico, considerando as emoções e os problemas sociais e psicológicos dos alunos. Autores como Reichert (2015) e Lück (2008) ressaltam a necessidade de uma gestão escolar que compreenda e atenda às demandas socioemocionais dos estudantes, buscando uma formação mais completa e humana. A pesquisa enfatiza a relevância social e acadêmica do tema, destacando a necessidade de medidas eficazes para lidar com os problemas socioemocionais dos alunos, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. O aumento da mecânica e virtualização das relações sociais torna esse enfrentamento ainda mais urgente, exigindo uma gestão escolar capaz de proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo. O estudo é para identificar os problemas socioemocionais mais prevalentes entre os estudantes do ensino médio, analisar as ações da gestão escolar. Autores como Pino (2000) e Lück (2009) ressaltam a necessidade de uma abordagem holística que considere não apenas o aspecto acadêmico, mas também o emocional e social dos estudantes. A metodologia proposta envolve um estudo bibliográfico, buscando contribuir para o avanço científico e para a melhoria da qualidade de vida e educação dos jovens.