A realidade que o mundo e o Brasil viveu nos últimos anos nos fez refletir sobre uma série de questões políticas, éticas e morais que estavam imbricadas no nosso cotidiano, nas diversas esferas que permeiam a nossa sociedade. Opiniões formadas a partir de informações pouco embasadas, e muitas vezes inverídicas passaram a fazer parte do nosso dia-dia social e escolar. Mesmo sendo questões já pautadas em nossa prática, parece-nos que neste momento elas foram desnudadas de qualquer coisa que as encobrissem. Nós, enquanto professoras que já carregamos a responsabilidade de formação política e social, nos deparamos com essas problemáticas em nossos ambientes de trabalho sendo agigantadas por discursos que estimulavam injustiças e preconceitos. Foi a partir dessa realidade que pensamos na formação de um grupo de trabalho/reflexivo motivado por experiências de estímulo artístico, envolvendo dança, dramatização, artes plásticas e principalmente o teatro para aprofundar os questionamentos iniciados em sala de aula e expressar essas problemáticas para serem discutidas por toda a comunidade escolar. O trabalho "Experimentos: Cenas do Cotidiano social na escola" é o resultado de algumas experiências desenvolvidas com alunos das escolas municipais Celestino Pimentel e Luiz Maranhão Filho, localizadas em bairros periféricos da cidade de Natal/RN. Nestas escolas, propomos atividades envolvendo temáticas importantes relacionadas a gênero, inclusão, liberdade de expressão, ditaduras, diversidade étnico-racial entre outras. Nosso fazer pedagógico foi sendo construído coletivamente a partir das problemáticas sociais que surgiam e se renovavam com as vivencias. Entendemos a importância do experimentar na escola como metodologia necessária a formação humana, mas sabemos também como essa proposta é desafiante e requer disponibilidade e planejamento. Mesmo diante das dificuldades, acreditamos e propomos o desafio enquanto professores de História, de encontrar meios para fortalecer a reflexão sobre a sociedade brasileira e seus problemas.