A leitura no ensino fundamental I é um aspecto crucial no processo de alfabetização das crianças, durante essa etapa de ensino e aprendizagem elas desenvolvem habilidades de letramento, mas na maioria dos casos acabam não desenvolvendo o gosto pela leitura de literatura e, principalmente, o letramento literário. Pensando nisso, realizamos o projeto "Protagonismo Literário: mergulhando na literatura infantojuvenil", que teve como objetivo principal o desenvolvimento do letramento literário no ensino fundamental I, buscando por meio da leitura de clássicos da literatura infantojuvenil, aproximar as crianças das obras literárias, estimular a imaginação, a criatividade e proporcionar momentos para que cada estudante pudesse compartilhar suas experiências de leitura. Os estudos para a construção do projeto e elaboração desse artigo foram embasados nas teorias sobre leitura, literatura infantil, literatura infantojuvenil e letramento literário de autores como Cadermatori (2010), Coelho (2000), Zilberman (1981) e em documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O projeto foi aplicado nas turmas do ensino fundamental I da Escola Literato, localizada na cidade de Serra Talhada no estado de Pernambuco, nas quais cada turma fez a leitura de uma das seguintes obras literárias: As reinações de Narizinho (Monteiro Lobato), Marcelo, Marmelo Martelo (Ruth Rocha), Gibis da Turma da Mônica (Maurício de Souza), Flicts e O Menino Maluquinho (Ziraldo) e Harry Potter e a Pedra Filosofal (J.K. Rowling). Ao longo do projeto, as crianças puderam aprimorar suas habilidades de leitura e escrita, bem como desenvolver o letramento literário por meio das obras. Por fim, observamos que de um total de 285 alunos do fundamental I, pouco mais de 120 alunos possuíam hábitos de leitura no início do projeto e ao término 185 crianças passaram a ler mais e compartilhar suas experiências literárias extraescolares.