A aplicação da ludicidade na prática pedagógica é bastante utilizada no ambiente escolar, pois viabiliza que o professor trabalhe os conteúdos didáticos por meio do brincar. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compreender qual o impacto da ludicidade como prática pedagógica para aprendizagem significativa na educação infantil. Para alcançar esse objetivo, foi conduzida uma pesquisa qualitativa com base em revisão bibliográfica. Os resultados da investigação revelaram que a ludicidade exerce uma influência positiva no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. No entanto, é crucial ressaltar que o brincar precisa ser orientado e contextualizado de acordo com a realidade dos estudantes, a fim de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, integrar atividades lúdicas no currículo, que estejam alinhadas com o cotidiano das crianças, proporciona um ambiente propício para a absorção de conhecimento de forma mais eficaz e envolvente. Ao reconhecer a importância da ludicidade na educação infantil, os educadores podem adotar abordagens mais dinâmicas e adaptáveis, promovendo assim uma experiência educacional mais enriquecedora e inclusiva. Portanto, a implementação cuidadosa de práticas lúdicas no contexto pedagógico contribui não apenas para o desenvolvimento cognitivo, mas também para a formação integral das crianças, estimulando a criatividade, a socialização e o interesse pelo aprendizado.