Este estudo visa traçar a trajetória formativa e prática docente da professora Zeneide Bezerra, com foco na sua atuação na área da educação inclusiva e no processo de alfabetização de surdos no município de Crateús, além de investigar a influência das práticas pedagógicas de Zeneide Bezerra na formação de intérpretes, no contexto do ensino de Língua Portuguesa. A constituição da identidade profissional da professora é um elemento central nesta investigação. Consideramos que a prática pedagógica e docente escolar é objeto de análise relevante, conforme destacado por Pimenta (2012). Neste sentido, o estudo se fundamenta não apenas em registros documentais, mas também em memórias compartilhadas por colegas de trabalho, amigos e familiares da professora, os quais fornecem importantes percepções sobre sua jornada profissional (SILVA e MACHADO, 2015). A pesquisa adota uma abordagem biográfica, valorizando as experiências individuais e coletivas de Zeneide Bezerra. Procura-se estabelecer um diálogo entre o individual e o social, conforme proposto por Moita (1995), refletindo sobre suas articulações e impactos na prática docente. Para alcançar os objetivos, optamos por uma metodologia de estudo biográfico, utilizando a entrevista em profundidade como principal técnica de coleta de dados. Vale ressaltar que este trabalho se insere no campo da pesquisa qualitativa, que se preocupa com a compreensão dos significados e sentidos das ações e relações entre pessoas ou grupos. O referencial teórico, se ancora nos estudos de Nóvoa (1992, 2002), Nunes (2001), Alarcão (2005), as diretrizes do Ministério da Educação (2000) e Freitas (2008). Assim, esta pesquisa busca valorizar a história de Zeneide Bezerra, destacando suas conquistas e impacto na educação inclusiva, contribuindo para o enriquecimento do conhecimento coletivo sobre práticas inclusivas na educação de surdos em Crateús.