Este artigo foca na importância da introdução de elementos algébricos no ensino básico de matemática para o desenvolvimento dos alunos. Nele discutiremos aspectos relacionados às dificuldades que os alunos enfrentam ao lidar com conceitos algébricos abstratos ainda jovens, bem como a realidade do ensino de matemática nas escolas brasileiras. No contexto educacional atual, a álgebra continua a ser um desafio para muitos estudantes porque envolve a compreensão de variáveis, equações e expressões que não são fáceis de assimilar, especialmente em idades mais precoces. Diante disso, o artigo irá explorar práticas inovadoras que possam tornar o ensino da álgebra mais acessível e significativo para estudantes das séries iniciais, construindo assim uma base mais sólida e rica de aprendizagem em sua formação. É importante ressaltar que o presente artigo não tem o intuito de mostrar que a maneira como os alunos são educados está incorreta ou até mesmo criar uma nova forma de ensino, mas sim mostrar que a aprendizagem de conceitos algébricos desde as primeiras séries, proporciona aos estudantes habilidades matemáticas essenciais e promove o desenvolvimento do pensamento crítico. Em suma, o artigo conclui que a introdução da álgebra nas séries iniciais é fundamental para o desenvolvimento de habilidades matemáticas sólidas e para preparar os alunos para desafios futuros na educação matemática. Ao fornecer uma base sólida, os alunos ficaram mais bem equipados para enfrentar conceitos matemáticos mais complexos e para aplicar seu conhecimento em uma variedade de situações do mundo real.