O presente trabalho investiga as perspectivas dos estudantes (percepção do ethos docente) sobre o Novo Ensino Médio (NEM) e seus impactos na apreensão dos conhecimentos da área de Linguagens. Esta pesquisa será aplicada com os estudantes matriculados na segunda série do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de Alagoas. O questionário conta com perguntas sobre a aplicação real dos Itinerários Formativos e das Trilhas de Aprofundamento Curricular presentes nos documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o Referencial Curricular de Alagoas - RECAL. A pesquisa é de cunho qualitativo e investiga os dados processualmente, com base em Flick (2009), observando como os sujeitos interagem em seu ambiente natural. Como base teórica, este estudo discute postulados de Aristóteles (2009), Abreu (2009), Antunes (2003), Brasil (2018), Freire (1996), Libâneo (2006), Meyer (2007), Pessoa (2020), Reboul (2004), Santos e Silva (2023) e Vigotsky (1996). A pesquisa, além de discutir sobre as percepções dos estudantes, observa práticas de ensino que inovam, principalmente da área de Linguagens e suas tecnologias. Este estudo apresenta as seguintes perguntas problematizadoras: a) O novo ensino médio, proposto nos documentos oficiais, ao ser concretizado no cotidiano da escola, permite aos alunos apreenderem os conhecimentos da área de linguagens com qualidade significativa? b) Como os alunos recepcionaram as novas propostas do Novo Ensino Médio? c) Como os estudantes percebem os professores de linguagens em suas práticas de ensino, constituindo, assim, seu imaginário social? Os resultados esperados serão socializados em eventos com a comunidade escolar, foco da pesquisa, como também os dados serão tabulados para pesquisas posteriores. Todo o estudo revela também o potencial dos professores e dos estudantes da educação básica que, constantemente, se reinventam na relação de ensino-aprendizagem, seja no âmbito das Linguagens ou das outras áreas do conhecimento.