Este estudo tem como problema, o seguinte: como se deu a organização didática, curricular e pedagógica do curso de Habilitação do Magistério do Instituto Santa Teresinha? Como objetivo geral, pretende-se analisar a organização didática, curricular e pedagógica do curso de Habilitação do Magistério no Instituto Santa Teresinha, no período de 1970 a 2000. No que diz respeito aos procedimentos, foi realizado um levantamento bibliográfico, pesquisa documental e de campo. Para a coleta de dados foi desenvolvida a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os documentos analisados foram: ata de criação do curso, regimento do curso de Habilitação no Magistério, planos de curso e planejamentos dos professores, cadernos das ex-alunas, jornais da época e outras fontes. No que diz respeito a interpretação dos dados coletados, se dará à luz dos autores utilizados no referencial teórico. Os resultados do estudo nos permitiram destacar a significativa mudança que ocorreu na educação docente oferecida no Instituto Santa Teresinha/IST, reflexo da orientação da Lei 5.692/71, principalmente com a substituição do curso Normal pelo curso de Habilitação do Magistério. Assim, a formação docente ofertada pelo IST, no Curso de Habilitação do Magistério, como os demais cursos de formação deste período, apresentava um caráter mais profissionalizante, em detrimento de uma formação mais ampla que caracterizou o Curso Normal da Instituição em questão.