O presente artigo aborda e problematiza as metodologias utilizadas no processo de alfabetização e letramento das crianças em uma escola da Rede pública de Recife, a partir da experiência com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo geral foi compreender como a ludicidade pode contribuir para o estímulo do desenvolvimento das crianças em seu processo de alfabetização. Observamos que muitos professores ainda utilizam práticas tradicionais para o processo de alfabetização, ocasionando certo desinteresse dos estudantes, na apropriação de seu desenvolvimento de leitura e escrita. Compreendemos que não existe uma metodologia perfeita, porém, nessa experiência com o PIBID, pudemos conhecer as potencialidades da ludicidade e da diversão no processo de alfabetização e de letramento. Analisamos, a partir da Análise de conteúdo, que quando o professor sai de sua zona de conforto e elabora estratégias através da ludicidade, é notório como os resultados são impressionantemente positivos. A utilização da arte, da música, da dança, do poema, da poesia, do movimento, da fotografia, do teatro, do cinema, da pintura, de texturas, dos brinquedos, dentre outros recursos pedagógicos e trazendo o contexto da realidade de cada aluno para sala de aula, se nota um maior interesse em querer aprender cada vez mais.