Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ALFABETIZAÇÃO DE FORMA DIVERTIDA: O LÚDICO TAMBÉM ENSINA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109612
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1035
    "inscrito_id" => 5781
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO DE FORMA DIVERTIDA: O LÚDICO TAMBÉM ENSINA."
    "resumo" => "O presente artigo aborda e problematiza as metodologias utilizadas no processo de alfabetização e letramento das crianças em uma escola da Rede pública de Recife, a partir da experiência com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo geral foi compreender como a ludicidade pode contribuir para o estímulo do desenvolvimento das crianças em seu processo de alfabetização. Observamos que muitos professores ainda utilizam práticas tradicionais para o processo de alfabetização, ocasionando certo desinteresse dos estudantes, na apropriação de seu desenvolvimento de leitura e escrita. Compreendemos que não existe uma metodologia perfeita, porém, nessa experiência com o PIBID, pudemos conhecer as potencialidades da ludicidade e da diversão no processo de alfabetização e de letramento. Analisamos, a partir da Análise de conteúdo, que quando o professor sai de sua zona de conforto e elabora estratégias através da ludicidade, é notório como os resultados são impressionantemente positivos. A utilização da arte, da música, da dança, do poema, da poesia, do movimento, da fotografia, do teatro, do cinema, da pintura, de texturas, dos brinquedos, dentre outros recursos pedagógicos e trazendo o contexto da realidade de cada aluno para sala de aula, se nota um maior interesse em querer aprender cada vez mais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5781_TB1035_27102024202846.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATHAN KEVIN COMANDANTE PALMEIRA DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "JONATHAN KEVIN"
    "autor_email" => "jonathannkevin2012@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109612
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1035
    "inscrito_id" => 5781
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO DE FORMA DIVERTIDA: O LÚDICO TAMBÉM ENSINA."
    "resumo" => "O presente artigo aborda e problematiza as metodologias utilizadas no processo de alfabetização e letramento das crianças em uma escola da Rede pública de Recife, a partir da experiência com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo geral foi compreender como a ludicidade pode contribuir para o estímulo do desenvolvimento das crianças em seu processo de alfabetização. Observamos que muitos professores ainda utilizam práticas tradicionais para o processo de alfabetização, ocasionando certo desinteresse dos estudantes, na apropriação de seu desenvolvimento de leitura e escrita. Compreendemos que não existe uma metodologia perfeita, porém, nessa experiência com o PIBID, pudemos conhecer as potencialidades da ludicidade e da diversão no processo de alfabetização e de letramento. Analisamos, a partir da Análise de conteúdo, que quando o professor sai de sua zona de conforto e elabora estratégias através da ludicidade, é notório como os resultados são impressionantemente positivos. A utilização da arte, da música, da dança, do poema, da poesia, do movimento, da fotografia, do teatro, do cinema, da pintura, de texturas, dos brinquedos, dentre outros recursos pedagógicos e trazendo o contexto da realidade de cada aluno para sala de aula, se nota um maior interesse em querer aprender cada vez mais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5781_TB1035_27102024202846.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATHAN KEVIN COMANDANTE PALMEIRA DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "JONATHAN KEVIN"
    "autor_email" => "jonathannkevin2012@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo aborda e problematiza as metodologias utilizadas no processo de alfabetização e letramento das crianças em uma escola da Rede pública de Recife, a partir da experiência com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo geral foi compreender como a ludicidade pode contribuir para o estímulo do desenvolvimento das crianças em seu processo de alfabetização. Observamos que muitos professores ainda utilizam práticas tradicionais para o processo de alfabetização, ocasionando certo desinteresse dos estudantes, na apropriação de seu desenvolvimento de leitura e escrita. Compreendemos que não existe uma metodologia perfeita, porém, nessa experiência com o PIBID, pudemos conhecer as potencialidades da ludicidade e da diversão no processo de alfabetização e de letramento. Analisamos, a partir da Análise de conteúdo, que quando o professor sai de sua zona de conforto e elabora estratégias através da ludicidade, é notório como os resultados são impressionantemente positivos. A utilização da arte, da música, da dança, do poema, da poesia, do movimento, da fotografia, do teatro, do cinema, da pintura, de texturas, dos brinquedos, dentre outros recursos pedagógicos e trazendo o contexto da realidade de cada aluno para sala de aula, se nota um maior interesse em querer aprender cada vez mais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.