A disciplina de Matemática é fundamental para a sociedade, no entanto, percebe-se que grande parte dos alunos enfrentam desafios na compreensão dos conteúdos dessa disciplina. Esse fato torna-se mais evidente no ensino de alunos com discalculia. Estudos apontam que a discalculia é um distúrbio de aprendizagem que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números, conceitos e definições matemáticas. Essas dificuldades podem afetar significativamente o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática, prejudicando sua capacidade de acompanhar o currículo escolar, compreender os conceitos abordados e resolver cálculos e problemas. O objetivo deste estudo é analisar as publicações científicas relacionadas às dificuldades enfrentadas pelos alunos com discalculia na disciplina de Matemática. Para este estudo, optou-se pela investigação na base de dados do Portal de Periódicos da CAPES, com recorte temporal nos anos de 2019 a 2023, associado aos descritores (“Discalculia”) AND (“Matemática”) AND (“Ensino Fundamental”). Essa filtragem resultou na identificação de quatro (4) artigos relevantes sobre a temática em estudo. Após essa análise foi possível verificar a importância de que sejam desenvolvidas estratégias educacionais voltadas a esse público. Este estudo destaca a necessidade de adaptar as metodologias de ensino a fim de atender as necessidades dos alunos com discalculia, contribuindo para a efetividade do ensino Matemático para os discentes independente de suas características ou habilidades.