Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UNIVERSIDADE BRINCANTE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO LÚDICA QUE FAVORECE RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A vida agitada nos grandes centros têm proporcionado cada vez menos oportunidades de relacionamentos interpessoais. Antigamente, as pessoas conheciam seus vizinhos, conversavam com as pessoas na rua mas, a realidade são pessoas cada vez mais centradas em suas próprias vidas e realidades. Esse é um cenário que tem se agravado ainda mais quando se desloca o eixo de análise para Universidade de Brasília em períodos pós pandêmicos. A pandemia por si proporcionou um afastamento social e quando colocado em foco a Universidade de Brasília é possível perceber este distanciamento, que já existia, hoje de maneira mais evidente. Em face do exposto, a Coordenação de Articulação da Comunidade Educativa (CoEduca) da Universidade de Brasília (UnB) tem a missão de fazer escutas da comunidade educativa e articulações com profissionais internos e externos à universidade para favorecer o processo de ensino e aprendizagem numa perspectiva interacionista. O projeto Universidade Brincante constitui-se em uma série de ações realizadas nos 4 campi da Universidade de Brasília, com o objetivo de realizar atividades lúdicas que estimulam a interação social da comunidade da universidade. A partir do exposto, o presente artigo tem por objetivo: i) descrever a Universidade Brincante como resultado do processo de escuta de discentes da UnB; ii) apresentar uma análise deste processo interventivo, a partir dos conceitos de ludicidade e de habilidades sociais. Para realizar a pesquisa, utilizamos dois delineamentos da pesquisa qualitativa: i) pesquisa-ação e ii) documental. Como corpus de análise, consideramos os diários de campo das pesquisadoras e pesquisadores, documentos oficiais da universidade: relatórios e folders. Como resultado, foi possível perceber que a Universidade Brincante se caracteriza por ações que oferecem problemas que tendem a ser resolvidos a partir da interação entre os/as participantes. Além disso, os/as estudantes têm a percepção de que as oficinas são lúdicas e criam ambientes restaurativos, inclusivos e felizes na universidade.

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