Este artigo tem como base relatos de experiências obtidas em um Centro de Reforço Escolar e Apoio Pedagógico em uma cidade da Bahia com estudantes do ensino fundamental. A primeira parte do trabalho traz uma visão geral das dificuldades que os alunos demonstraram na área de matemática, como os problemas na contagem e os obstáculos no processo de raciocínio lógico. Depois, descreve um pouco sobre o dia a dia no Centro de Apoio Pedagógico, trazendo situações e momentos vivenciados junto aos estudantes, observando as suas dificuldades e auxiliando no desenvolvimento dos trabalhos e atividades. Já a terceira e última parte, busca trazer métodos para o crescimento da aprendizagem dos alunos, como atividades específicas, a utilização de materiais concretos, do lúdico e de jogos. O propósito do reforço escolar é auxiliar as escolas, identificando as dificuldades que as crianças e os adolescentes possuem, e então, trabalhar de diversas formas para suprir tais problemas. Por isso, esse trabalho deve ser visto como um apoio pedagógico, já que não é apenas uma repetição do que é aplicado na sala de aula, mas, é voltado para compreender as adversidades e as necessidades de cada estudante, que muitas vezes não é assistido por seus professores, e assim, ajuda-lo na evolução de seu aprendizado.