Este artigo é parte de um recorte de uma dissertação e tem como objetivo, analisar os pré-requisitos dos docentes que atuam na qualificação profissional de alunos com deficiência visual e /ou intelectual de instituições de ensino técnico e tecnológico. No percurso metodológico, optou-se por uma pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com um total de 9 docentes das instituições pesquisadas e, todos do sexo masculino com média de idade de 41 anos. O trabalho inicial, aborda a formação continuada docente para a qualificação profissional de alunos com deficiência pela exigência de novas práticas educacionais e um novo perfil docente para a Educação Profissional. Questiona-se quais os pré-requisitos para formações continuadas apresentadas pelos docentes atuantes na qualificação profissional de alunos com deficiência visual e/ou intelectual em duas instituições ludovicenses. Dentre os resultados encontrados e a partir dos depoimentos dos docentes da educação profissional, percebeu-se que 78% deles, disseram que não houve qualquer pré-requisito na seleção para atuarem na qualificação dos alunos. Conclui-se que o docente da educação profissional, ao passo das análises feitas até o momento, apropria-se dos saberes docentes ao longo da trajetória de trabalho e que esses pré-requisitos não são definidos pelas instituições, levando o docente, à execução de práticas exitosas ou problemáticas. Para tanto, há necessidade de embasamentos teóricos e práticos. Palavras-chave: Percepção docente, Qualificação profissional, Deficiência intelectual, Deficiência Visual.