Artigo CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-95-3

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: ACHADOS RECENTES E IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 01 - Formação de Professores
"2024-01-24 11:17:10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106155
    "edicao_id" => 321
    "trabalho_id" => 3339
    "inscrito_id" => 6171
    "titulo" => "TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: ACHADOS RECENTES E IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido muito discutido entre médicos e profissionais da educação desde a década de 80 até a atualidade. Em geral, as crianças com esse transtorno têm comportamentos disruptivos, impulsivos e desatenção que interferem negativamente na interação social, no aspecto emocional e no processo de aprendizagem. O TDAH é um transtorno neurobiológico, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. A falta de um diagnóstico preciso e a falta de informações por parte de educadores leva a formulação de estigmas de que esse aluno é sem limite, incapaz ou até mesmo mal-educado, reforçando assim o senso comum de rotulação dessas crianças. No entanto, a condução desse aluno de forma inadequada no processo de escolarização pode agravar ainda mais a problemática e os desafios em sala de aula com essa criança. Assim, o capitulo aqui proposto objetiva apresentar e discutir os principais achados científicos recentes sobre TDAH, enfatizando de que modo esses achados impactam na prática docente, viabilizando uma prática educacional inclusiva para os alunos com TDAH. Será realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o tema publicada nos últimos 5 anos, em bases de dados como o Scielo, Google Acadêmico e Portal de Periódicos CAPES. Após isso, os achados empíricos relevantes serão discutidos a partir das implicações educacionais, possibilitando a construção de habilidades e competências docentes para atuarem com estudantes com TDAH."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID6171_TB3339_20112023161727.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 10:02:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA HELENA MENDES DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.helenamendes@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106155
    "edicao_id" => 321
    "trabalho_id" => 3339
    "inscrito_id" => 6171
    "titulo" => "TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: ACHADOS RECENTES E IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido muito discutido entre médicos e profissionais da educação desde a década de 80 até a atualidade. Em geral, as crianças com esse transtorno têm comportamentos disruptivos, impulsivos e desatenção que interferem negativamente na interação social, no aspecto emocional e no processo de aprendizagem. O TDAH é um transtorno neurobiológico, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. A falta de um diagnóstico preciso e a falta de informações por parte de educadores leva a formulação de estigmas de que esse aluno é sem limite, incapaz ou até mesmo mal-educado, reforçando assim o senso comum de rotulação dessas crianças. No entanto, a condução desse aluno de forma inadequada no processo de escolarização pode agravar ainda mais a problemática e os desafios em sala de aula com essa criança. Assim, o capitulo aqui proposto objetiva apresentar e discutir os principais achados científicos recentes sobre TDAH, enfatizando de que modo esses achados impactam na prática docente, viabilizando uma prática educacional inclusiva para os alunos com TDAH. Será realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o tema publicada nos últimos 5 anos, em bases de dados como o Scielo, Google Acadêmico e Portal de Periódicos CAPES. Após isso, os achados empíricos relevantes serão discutidos a partir das implicações educacionais, possibilitando a construção de habilidades e competências docentes para atuarem com estudantes com TDAH."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID6171_TB3339_20112023161727.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 10:02:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA HELENA MENDES DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.helenamendes@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 321
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
        "logo" => null
        "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
        "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 321
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
        "logo" => null
        "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
        "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 197
                "edicao_id" => 321
                "codigo" => "978-85-61702-95-3"
                "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n
                  EDNA C&Acirc;MARA MONTEIRO &nbsp;(FRCG)<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n
                  INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n
                  LUCICL&Eacute;A TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA EMELY DE SOUZA BRAND&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n
                  VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 197
                "edicao_id" => 321
                "codigo" => "978-85-61702-95-3"
                "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n
                  EDNA C&Acirc;MARA MONTEIRO &nbsp;(FRCG)<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n
                  INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n
                  LUCICL&Eacute;A TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA EMELY DE SOUZA BRAND&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n
                  VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido muito discutido entre médicos e profissionais da educação desde a década de 80 até a atualidade. Em geral, as crianças com esse transtorno têm comportamentos disruptivos, impulsivos e desatenção que interferem negativamente na interação social, no aspecto emocional e no processo de aprendizagem. O TDAH é um transtorno neurobiológico, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. A falta de um diagnóstico preciso e a falta de informações por parte de educadores leva a formulação de estigmas de que esse aluno é sem limite, incapaz ou até mesmo mal-educado, reforçando assim o senso comum de rotulação dessas crianças. No entanto, a condução desse aluno de forma inadequada no processo de escolarização pode agravar ainda mais a problemática e os desafios em sala de aula com essa criança. Assim, o capitulo aqui proposto objetiva apresentar e discutir os principais achados científicos recentes sobre TDAH, enfatizando de que modo esses achados impactam na prática docente, viabilizando uma prática educacional inclusiva para os alunos com TDAH. Será realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o tema publicada nos últimos 5 anos, em bases de dados como o Scielo, Google Acadêmico e Portal de Periódicos CAPES. Após isso, os achados empíricos relevantes serão discutidos a partir das implicações educacionais, possibilitando a construção de habilidades e competências docentes para atuarem com estudantes com TDAH.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.