Resumo Este estudo tem como objetivo saber se a prática da explicação sobre à aplicabilidade de cada conteúdo abordado pode contribuir na promoção de uma aprendizagem significativa e efetiva para alunos da IV fase da EJA. Observou-se que a matemática ensinada dentro das salas de aulas da EJA, em nosso dia a dia, não está fazendo sentido para o indivíduo adulto que precisa do conteúdo para poder aplicar em seus trabalhos e em diferentes profissões. Isso nos levou a entender que a explicação do (para que serve), pode facilitar não só no processo de internalização dos conceitos abordados como também, na permanência do aluno na sala. Para realização deste trabalho optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico, do qual se utilizou de obras doutrinárias, das bibliografias concernentes, de estudos e análises aplicadas dentro da temática em evidência, em busca de analisar a relevância das explicações e aplicações de conteúdos matemáticos que estejam articulados com o cotidiano das pessoas. Os conteúdos propostos dados como exemplos, poderão servir com orientação didático-metodológica para o professor de matemática que atua nas salas da EJA. Constatou-se que os professores munidos de seus saberes construídos no decorrer de suas trajetórias formativas, que responderam as indagações e perguntas proferidas pelos alunos deram grande contribuição não só para os alunos como também para os professores envolvidos nesse processo educativo.