A presente investigação tem como objetivo geral analisar a (re)elaboração do conhecimento técnico e didático de professores em formação sobre a construção de imagens estáticas acessíveis. Os participantes da pesquisa foram doze professores universitários videntes e quatro professores universitários com limitações visuais, todos com experiência no ensino superior. A pesquisa-ação foi utilizada como método investigativo, sendo o mesmo operacionalizado pela aplicação de questionários, encontros formativos via videoconferência, rodas de conversa e análise documental. A investigação teve suporte metodológico na abordagem qualitativa para a construção dos dados. Esses dados foram coletados de forma remota devido ao distanciamento físico e social provocados pela pandemia COVID-19. Considerando o processo de investigação e os dados construídos e analisados, é possível afirmar que, ao relacionarmos a experiência de (re)elaboração de AD para fins didáticos utilizando os parâmetros da audiodescrição e o processo de consultoria, comprova-se ser possível discutir o paradigma da produção de imagens acessíveis para fins didáticos confirmando a tese desta investigação. Assim, é preciso, prioritariamente, que o acesso integral da PcDV seja contemplado de modo eficaz no processo de aprendizagem no ensino superior. Dessa forma, a universidade estará cumprindo a função social e comunicacional de promover acesso ao conhecimento científico-acadêmico de modo atitudinal às pessoas com limitações sensoriais visuais.