Este trabalho apresenta uma experiência de formação continuada em serviço para professores dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da Rede Sesi. A formação é baseada na reflexão crítica sobre as práticas educacionais e busca constante da reconstrução da identidade pessoal e profissional. A metodologia utilizada une a aprendizagem de conteúdos, habilidades e valores com a realização de tarefas de serviço comunitário em uma única atividade, com o objetivo de lidar com as necessidades reais do ambiente social e melhorá-lo. Os participantes trabalham em prol da comunidade escolar enquanto aprendem conhecimentos teóricos relacionados às tarefas de serviço, bem como virtudes e valores que são colocados em prática ao longo do processo (PUIG, 2019). Em 2022, em decorrência de todas as questões de aprendizagem e socioemocionais trazidas pela pandemia da Covid-19, a escola repensou o currículo e adotou a estratégia de professores tutores para oferecer um atendimento individualizado aos alunos. A equipe docente passou por formações com especialistas e docentes da Faculdade SESI de Educação para garantir um alinhamento teórico e metodológico do projeto da tutoria. Inicialmente, os encontros ocorreram de forma semanal e abordaram questões teóricas sobre o método clínico de Jean Piaget, para compreender como fazer boas perguntas, além da importância da escuta ativa, atenção plena, linguagem descritiva e valorativa (ROSENBERG, 2004). Em seguida, foram feitos estudos de casos fictícios, envolvendo situações sensíveis que poderiam acontecer durante a tutoria, e foi construído um fluxo de encaminhamentos com toda a equipe de tutores, especialistas e coordenação, que tinha como intenção acionar toda a rede de proteção destinada as crianças e adolescentes. Atualmente, os encontros ocorrem mensalmente, abordando temas a partir das necessidades levantadas pelos docentes, além de prestar supervisão aos professores tutores a partir dos relatos que eles trazem sobre os atendimentos com os estudantes.