O presente trabalho apresenta uma revisão de literatura realizada no Portal de Periódicos da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD. A pesquisa tem por objetivo mapear e discutir a produção acadêmica disponibilizada nos referidos portais nos últimos dez anos sobre as concepções e importância do estágio supervisionado para o processo de formação inicial em Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico que se enquadra na metodologia Estado do Conhecimento. No presente texto buscamos responder: Quais as discussões mais pertinentes sobre o tema estudado? Quais as perspectivas teórico-metodológicas utilizada pelos autores dos trabalhos analisados? Quais os objetivos e considerações apontadas sobre o objeto? A partir das leituras realizadas, agrupamos os textos semelhantes para facilitar a compreensão, através de temáticas. Observamos que o campo de pesquisa apresentado é muito discutido dada a importância do estágio supervisionado na formação inicial de professores e por constituir-se como um dos eixos que articulam os saberes teóricos e práticos dos profissionais da educação, sendo discutidos em várias pesquisas, sob diferentes enfoques. Mesmo assim, o tema não se esgota, pois ainda constitui um desafio para a formação de professores. Há um delineamento nas pesquisas estudadas da necessidade de ampliação dos trabalhos que retratam o papel do professor supervisor e do professor colaborador da escola que recebe o estagiário. Tal constatação, desperta a percepção de que ainda há muito a se dizer a respeito de como esses professores se veem no seu papel de formador e quais são os sentidos e concepções que esses professores atribuem ao estágio supervisionado.