O estudo em andamento, desenvolvido no doutorado acadêmico em educação, situa-se na Formação do Gestor Escolar em Pernambuco, tendo como foco o papel articulador que é destinado para a função do gestor escolar, sobretudo gerenciado por reformas educacionais baseadas na política neoliberal, no contexto da crise do capital. O resumo é um recorte da pesquisa e tem o objetivo de compreender a necessidade de estudos críticos sobre o objeto do nosso da pesquisa em foco, visando alcançar contribuições para o processo formativo da nossa investigação. Assim, apresentamos o Estado da Questão (EQ) o qual aproxima o objeto de investigação com as publicações das pesquisas brasileiras entre o período 2010 e 2021, a fim de realizar uma discussão, à luz da crítica marxista, sobre as concepções de gestão escolar, refletindo sobre o marco teórico, os desafios e os espaços de atuação desse profissional docente no contexto da sociedade do capital. O Estado da Questão (EQ) conferiu o conhecimento do panorama das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação entre dissertações e teses, possibilitando uma maior visão sobre o nosso objeto. Utilizamos como metodologia coletas de informações de três bancos de dados: Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); a Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses (BDTD); e o Banco de teses e dissertações do Programa de Pós-graduação em Educação da UECE. Como técnica metodológica realizamos um mapeamento da produção científica já publicada a fim de estabelecer uma aproximação do pesquisador com tudo aquilo que foi escrito sobre o conteúdo em análise. Deste modo, foi organizado uma pesquisa em livros, revistas eletrônicas e outras publicações sobre o tema em estudo, e em seguida o Estado da Questão.