Este trabalho visa apresentar resultados alcançados por via de subprojeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), área Pedagogia, da Universidade Federal Rural da Amazônia. No subprojeto ainda em andamento, o objetivo é desenvolver práticas educativas através dos círculos de cultura tendo como eixo temático “As Histórias de nós todos” visando uma nova formação ética e estética que valorize as diferenças, os saberes, os brincares das crianças da cultura amazônica, num processo que possibilite às crianças falarem sobre si, sobre os seus lugares, suas histórias e culturas. Além disso, em conjunto à três escolas da rede pública estadual, promover para o ensino fundamental espaços de campo de pesquisa tanto para as crianças das escolas participantes quanto para os alunos do curso de Pedagogia, por meio das atividades didático-pedagógica planejadas coletivamente com eles e com professoras supervisoras das escolas. O referencial teórico-metodológico utilizado baseia-se, principalmente, nas produções de Paulo Freire, numa abordagem qualitativa e em uma perspectiva crítica de educação. Os resultados alcançados até o momento têm contribuído para a compreensão de que o trabalho docente no ensino fundamental deve estar orientado por conhecimentos didático-pedagógicos que valorizem a escuta, a oralidade, o envolvimento e a participação das crianças, em um espaço que se distancie de práticas e pressupostos didáticos rígidos, em que o controle e a disciplina que marcam as relações adulto-criança sejam substituídos por um espaço e uma prática dialógica.