Dialogando com o previsto na Base Nacional Comum Curricular –BNCC (BRASIL, 2007) no tocante à formação integral dos estudantes para uma efetiva participação nas práticas sociais, os Estudos do Letramento concebem a escrita enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos (KLEIMAN, 1995). Diante dessas demandas atuais, objetiva-se nesta pesquisa de abordagem qualitativa, de procedimento bibliográfico, apresentar a base teórica dos Estudos do Letramento e expor o que é e como se configura um projeto de letramento, a fim de contribuir com a formação de professores que têm interesse em atuar como agentes de letramentos e promover o empoderamento estudantil. Ancorando-se nos Estudos do Letramento postulados por Street (2014); Kleimam (1995); Soares (1995, 2010); Rojo (2004), e nas abordagens acerca de projeto de letramento a partir de Kleiman (2000, 2007); Oliveira, Tinoco, Santos (2011), compreende-se que a escola, como a maior agência de letramentos (KLEIMAN, 1995), deve ser um espaço que promova o letramento enquanto prática social, garantido o direito à aprendizagem, de modo a dar sentindo, transformando e adaptando conteúdos às realidades dos estudantes e preparando-os à atuação em práticas letradas para além dos muros escolares. Por fim, constatou-se que o projeto de letramento é uma alternativa para o trabalho do professor que compreende a perspectiva sociocultural da escrita e se propõe a atuar como agente de letramentos, pois esses projetos efetivam-se como práticas sociais que utilizam a escrita com o propósito de transformar a realidade a partir do desenvolvimento de uma aprendizagem situada e significativa à comunidade escolar, considerando aspectos sócio, histórico e cultural dos envolvidos, a partir das demandas locais, de forma colaborativa, valorizando, portanto, o protagonismo dos alunos.