A Educação Ambiental (EA) no Brasil tem uma história carregada de valores sociais e seu início data muito antes dos registros oficiais. Ela, por sua vez, não nasceu no âmbito escolar, sua força social fez com que ganhasse espaço nas escolas. O objetivo deste trabalho foi, por meio de uma revisão bibliográfica sobre a história da E.A e seus desdobramentos na educação brasileira, construir um mapa histórico cronológico para fins didáticos na formação docente. O recurso foi construído em parceria entre as pesquisadoras e professoras de uma escola de educação básica na cidade de Piracicaba. Por fazer parte de uma pesquisa de mestrado, o trabalho foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e aprovado com o CAAE: 38841120.6.0000.5395. Os critérios da escolha dos textos seguiram a qualidade acadêmica apresentada pela produção dos autores e dos periódicos, pelo fator de impacto dos artigos e, ainda, pelo alinhamento ao tema proposto. Para tecer os fios da história da Educação Ambiental, uma narrativa dos eventos fez-se necessária para contemplar os fatos em sua dimensão temporal e a construção do mapa histórico cronológico acrescentou um caráter lúdico ao trabalho. Como resultado concluímos que somos educadores e educadoras ambientais em constante formação, nos reinventamos para continuar contribuindo para a história como tecelões e que uma abordagem ecopedagógica traz uma alternativa para a construção de um currículo escolar focado em um espaço educador sustentável.