A pesquisa, um dos eixos do tripé de sustentação da universidade, no período compreendido entre 2020/2022, em virtude dos fatos e medidas demandadas da pandemia do COVID-19 no âmbito das Universidades Federais e da Educação Básica, tiveram suas ações/atividades completamente alteradas, exigindo reformulações de planos de trabalho e reordenação de cronograma no intuito de não paralisação total das atividades de pesquisa. Trajetórias construídas por acadêmicos das licenciaturas/bolsistas do PIBIC; debates/reflexões e aprendizados produzidos/provocados no esforço coletivo imbricados no cenário que se descortinava é o que pauta o presente artigo, cujo objetivo se concentra em apresentar alguns dos desafios e possibilidades presentes no cotidiano de coordenadores/bolsistas e rede de colaboradores (escolas municipais) quanto aos desdobramentos de Projetos de pesquisa, ligados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica (PIBIC) frente ao cenário pandêmico de interdições. Para tanto, pontuaremos junto a necessidade de continuidade da pesquisa mesmo diante das condições objetivas impostas, processos de reestruturação das ações em curso e suas implicações consideradas o plano inicial; adaptações/mudanças de sentidos e significados entre presencial e virtual, com a inserção de ferramentas tecnológicas não usuais no exercício da pesquisa e, alguns resultados decorrentes do exercício posto em prática. Entendemos o exercício de reflexão sobre a prática, como uma ação fulcral no ofício do professor pesquisador, sendo que a dinâmica imposta na/pela pandemia, constituiu modos de fazer próprios sem o devido ou o prévio planejamento. Era a urgência de um fazer imprimindo suas nuances e desestabilizando posturas, “certezas”, em que caminhar em trilhas sinuosas e ou construir outras trilhas se tornou imperativo. Assim, os “achados” ou construções dessa escrita não podem, nem pretendem ser tomados como respostas ou verdades prontas, mas como contributos para se pensar o período vivido e alguns dos seus desdobramentos no âmbito da pesquisa acadêmica na licenciatura interdisciplinar.