Este trabalho tem como objetivo analisar os discursos de futuras pedagogas em processo de formação, tendo a identidade docente como categoria de análise. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva, exploratória, de caráter bibliográfico. O material analisado é composto por cartas produzidas por estudantes de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário de Patos - UNIFIP, no interior paraibano. As cartas foram escritas durante a disciplina de Práticas Pedagógicas II - Estrutura Organizacional das Instituições Educativas e o Papel do Pedagogo, componente ofertado no semestre de 2021.2, no auge da pandemia do Covid - 19. O objetivo do componente curricular foi compreender os elementos históricos, teóricos, metodológicos e ético-políticos que compõem a formação acadêmica e o fazer profissional das pedagogas. Os encontros remotos possibilitaram o reconhecimento da práxis dos profissionais da Pedagogia nas instituições de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a análise das conjunturas atuais do processo de atuação destes profissionais em instituições socioeducativas, estimulando a prática da pesquisa e da ação-reflexão-ação diante da formação docente acadêmica e profissional. Como referencial teórico o trabalho é fundamentado por autores como Freire (1996), Nóvoa (2007), Pimenta (2000) e Tardif (2014). Por meio das cartas pedagógicas foi possível identificar que a identidade docente é construída diariamente, mobilizada por vivências experienciadas durante toda a vida, transformadas em significados diversos. O exercício da docência requer a formação plural e atualização permanente no que diz respeito à práxis pedagógica. O ser e o fazer pedagógico convergem em um movimento constante considerando a sala de aula um espaço de transformação social. Por meio da compreensão da realidade das estudantes é possível refletir sobre o contexto das suas vivências e experiências que contribuem para a formação de educadoras comprometidas com a possibilidade de um movimento epistemológico libertador.