O trabalho discute sobre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem em Geografia, com a proposição de uma cartilha didática acerca da Sala de Aula Invertida (SAI) no ensino dessa disciplina escolar (SAIGEO). Escolhemos a proposição de uma cartilha didática devido ao fato dessa se apresentar como recurso didático que pode ser disponibilizado facilmente para o professor, além de ser destacada por colegas de profissão como um recurso didático que pode ser utilizado no ensino de Geografia em diferentes realidades escolares. Nosso intuito é que a cartilha sobre a SAIGEO subsidie o trabalho docente na perspectiva do ensino de Geografia dinâmico, interativo, crítico e contextualizado, no sentido da cidadania. Assim, um ensino-aprendizado alicerçado em competências e habilidades suficientes para a compreensão do espaço geográfico, nas diversas escalas e conexões geográficas. O objetivo geral do trabalho foi produzir cartilha didática sobre a SAIGEO. Especificamente, objetivamos refletir sobre o ensino de Geografia na perspectiva das metodologias ativas de ensino-aprendizagem; planejar a elaboração de cartilha didática sobre a SAIGEO; e disponibilizar virtualmente a cartilha sobre a SAIGEO, para ser utilizada no ensino-aprendizagem de Geografia em diversas realidades escolares. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, lançamos mão de reflexões teóricas - em decorrência da pesquisa bibliográfica realizada - e de análises do ensino de Geografia conforme a nossa experiência e práxis profissional na docência dessa disciplina escolar em escola pública de Patos, na Paraíba. A linguagem da cartilha sobre a SAIGEO foi produzida de modo acessível ao docente e ao discente - particularmente, a partir dos Anos Finais do Fundamental. Esperamos que a cartilha proposta sirva como subsídio didático para o docente mediar o processo educacional em Geografia por meio da inversão da sala de aula, possibilitando ao estudante compreender tal processo, sobretudo, no que tange ao seu protagonismo no alcance da aprendizagem.