Este artigo tem como objeto os impactos causados pela pandemia na aprendizagem de Língua Portuguesa, nas turmas de 5º e 9º ano das escolas da sede urbana do município de Acopiara-CE, justificando-se pelas discussões vivenciadas no âmbito escolar a respeito dos prejuízos que esse período trouxe para os alunos, visto que nos anos de 2020-2021 a Rede Municipal manteve o ensino por meio remoto. Nessa perspectiva, traz como objetivo geral: investigar os efeitos da pandemia sobre a aprendizagem de alunos em etapa final do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa; e específicos: contextualizar o ensino ofertado aos alunos a partir do surgimento da pandemia da Covid-19; analisar evidências desses impactos a partir dos resultados de avaliações do SAEB, em Língua Portuguesa, desde os dois anos que antecederam a pandemia até o ano de 2021, por ocasião da última aplicação do teste; discutir estratégias de recomposição de aprendizagens com base nesses resultados. O estudo se caracteriza como qualiquantitativo, já que busca quantificar os índices de aprendizagem dos discentes, analisando-os sob o aspecto qualitativo. Como procedimentos técnicos, foram utilizados: pesquisa bibliográfica, fundamentada em Luckesi (2018), Silva (2018; 2022), Silva e Lavor (2020), entre outros; e pesquisa documental, na qual fez-se uma análise comparativa dos Boletins do SAEB das três últimas edições. Em conclusão, aponta-se que o ensino remoto, apesar de ter sido o meio que manteve o vínculo entre alunos e escola, trouxe impactos negativos sobre a aprendizagens dos alunos, especialmente para aqueles a quem não foram oferecidos meios alternativos de estudo, diante da impossibilidade de conexão à internet, resultando na urgência de se planejar um trabalho interventivo, visando à recomposição dessas aprendizagens. Palavras-chave: Avaliação, Língua Portuguesa, SAEB, Pandemia, Recomposição de Aprendizagens.