O processo de letramento de um indivíduo é algo complexo, pois demanda desenvolver as habilidades de ler, escrever, interpretar e produzir textos em diferentes modalidades, levando em consideração a sua vivência e conhecimento prévio sobre os mais diversos assuntos. Essas habilidades são primordiais para uma participação significativa e ativa nas práticas sociais na vida, na sociedade e no mundo do trabalho. Nesse contexto, a presente pesquisa científica tem como intuito apresentar uma análise sobre o processo de letramento laboral a partir do uso dos recursos digitais no Atendimento Educacional Especializado no ensino remoto mediado pelo Plano Educacional Especializado (PEI). Para isso, seguimos as diretrizes de acompanhamento e aplicação conforme o protocolo específico viabilizado por Mascaro (2021) com base na pesquisa-ação (Thiollent, 1986) com abordagem qualitativa com base nos estudos de Soares (2021), Freire (1986, 1996, 1997). Redig (2016) e Vigotski (2009). Participaram da pesquisa duas professoras aplicadoras, uma professora articuladora, uma Agente de Apoio Domiciliar e um aluno adulto com deficiência intelectual matriculado no Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional no Rio de Janeiro/RJ e empregado em uma empresa de Advocacia nesse estado no cargo de Auxiliar Administrativo. Os resultados apontaram que o uso dos recursos digitais (Jamboard, Wordwall, Google Forms, Canva entre outros) utilizados na elaboração das atividades pedagógicas oportunizou avanços significativos no processo de letramento laboral, nas seguintes necessidades: compreensão sobre a função/cargo de cada funcionário da empresa, uso adequado do tempo para realizar as atividades laborais e rotina diária da empresa. Além disso, a autonomia, o engajamento durante a aplicação do PEI, alfabetização digital e matemática também foram aspectos elencados e com uma avaliação positiva ao final do processo de implementação do protocolo.