Este trabalho emerge das produções teórico-práticas que vêm sendo realizadas no contexto do Projeto de Iniciação Científica-PIC intitulado “Práticas Pedagógicas de professores(as) que atuam em escolas com classes multisseriadas do campo no município de Vitória de Santo Antão: reflexões à luz dos Estudos Pós-Coloniais”. Esta experiência vem sendo fomentada pelo Centro Universitário FACOLUNIFACOL, que segue acreditando na importância de investir no processo de iniciação cientifica de seus(as) estudantes. Evidenciamos que o interesse a esta temática ganha corpo no decorrer das práticas realizadas no curso de Pedagogia/UNIFACOL, especificamente, no contexto do componente curricular “Teorias Pedagógicas”. Nesse contexto, tivemos a oportunidade de estudar, indagar e realizar reflexões sobre Formação de Professores(as), Educação do Campo, Prática Pedagógica entre outras temáticas, que direta e indiretamente estavam alicerçadas na discussão sobre as práticas pedagógicas dos(as) professores(as). Assim, neste texto, objetivamos identificar e caracterizar a(s) concepção(ões) de planejamento e avaliação em classes multisseriadas do campo presente nos discursos dos(as) professores(as). A Abordagem Teórico-Metodológica desta pesquisa são os Estudos Pós-Coloniais (Quijano, 2005; Mignolo, 2008, Walsh, 2007), que nos possibilitam anunciar e denunciar as heranças coloniais impostos aos povos-territórios camponeses e evidenciar os processos de resistências que resultam na construção de uma Educação do Campo socialmente referenciada em seus sujeitos. Metodologicamente esta pesquisa contou com a colaboração de 15 docentes que atuam em escolas com classes multisseriadas do campo do município da Vitória de Santo Antão-PE, que por meio de entrevista semiestruturadas apresentaram suas concepções de planejamento e avaliação. Como resultados, evidenciamos que as docentes reconhecem a importância de planejar e avaliar em diálogo com a realidade dos(as) estudantes e de seus territórios.