Este trabalho, ao considerar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem o objetivo de analisar as inter-relações do campo de experiência “O eu, o outro e o nós” da Educação Infantil (EI), com o desenvolvimento do Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA) desse mesmo tema no Componente Curricular de Ensino Religioso (CCER). Fundamentado metodologicamente como um estudo descritivo, bibliográfico e qualitativo, baseia-se também nos resultados das investigações da Pesquisa Social Aplicada que integra estudos desenvolvidos no contexto de tese doutoral. Justifica-se ao reconhecer que analisar esse instante anterior aos “Anos Iniciais” do Ensino Fundamental (EF), torna-se determinante para a necessidade de entender na proposta da BNCC a perspectiva do conjunto orgânico e progressivo das aprendizagens essenciais. Ao efetuar seu exame, a partir da EI, versa em sua discussão, acerca dos eixos estruturantes das práticas pedagógicas, os objetos de aprendizagem e desenvolvimento no campo de experiência “O eu, o outro e o nós”; até na transição da EI para o EF, no que concerne ao lugar que a síntese das aprendizagens esperadas para serem ampliadas e aprofundados no EF, pode constituir-se como um referencial de nivelamento em termos de ponto de partida para o PEA. Conclui-se ao observar a necessidade de o professor assistir o PEA do subtema o “eu” no CCER. De modo que venha a considerar após a avaliação inicial, o lugar das noções elementares segundo a proposta da BNCC para a EI. Posto isso, para não correr o risco de reduzir, ou anular, nesse PEA de “O eu, o outro e o nós”, o devido entendimento para que o estudante desenvolva as habilidades relacionadas; desta feita, no sentido como suportado pelas noções da Ciências da Religião mediante a fundamentação teóricoepiste(me)todológica no CCER de acordo com a BNCC.