Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados de uma pesquisa bibliográfica em que se investigou o processo de alfabetização e letramento no ensino-aprendizagem da L2 para alunos surdos vinculados à EJA. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, em textos disponíveis em periódicos, anais de congressos (nacional e internacional) e bibliotecas virtuais, destacando os estudos de: Kelman (2011), Machado (2002), Silva (2017), Madalena (2013), Amaral (2013), Sales (2015), Monteiro Silva (2014), Marques e Oliveira (2012), Kleiman (2015), Fernandes e Moreira (2009), Araújo (2015) e Neto; Ferreira; Bezerra (2019). Como aporte de fundamentação teórica, optou-se pelos estudos de letramento para apresentar os conceitos de alfabetização, letramento e linguagem em Soares (2009), Kleiman (2008), Freire (1989) e Co-autor (2020). Assumiu-se a concepção bakhtiniana de linguagem (BAKHTIN, 2006). Os resultados da pesquisa apontam que a escola precisa pensar estratégias pedagógicas que viabilizem o ensino de Libras junto com a Língua Portuguesa, sem a supervalorização de uma em detrimento da outra, além de promover atividades pedagógicas diferenciadas, recursos visuais e temas relacionados à identidade surda.