O presente estudo objetivou analisar a imersão dos estudantes sobre os valores humanos em aulas de Educação Física por meio do jogo de tabuleiro. Utilizamos nessa pesquisa o método qualitativo, do tipo descritivo. O estudo ocorreu em uma escola pública em Eusébio - CE. Para a coleta de dados, utilizamos a observação participante, a transcrição dos diálogos e o registro do caderno de campo. Os resultados e discussões foram divididos em três categorias: 1. Participação na temática valores, 2. Percepção da prática de valores na escola e na vida; e 3. Demonstração de saberes apreendidos. Na categoria 1, os estudantes demonstraram, em sua maioria, que gostaram de participar da aula com o jogo de tabuleiro visto que houve um notável envolvimento das turmas. Na categoria 2, constatamos o pensamento de normalidade quanto à falta de respeito em situações de jogo, apelidar e ofender o adversário parecem ser atitudes comuns. Princípios balizados sob forte influência do que acontece nos estádios e nas redes sociais. Na categoria 3, parte significativa dos discentes reconhecem que atitudes de respeito são importantes para as relações humanas, identificam a dificuldade em manter o equilíbrio durante um jogo, manifestam o desejo de mudança, declaram que já tomaram atitudes solidárias para com o adversário e revelam que já pediram desculpas, mas que não foi fácil. Inferimos que o processo de formação em valores na escola requer atitudes interventivas do educador(a) como também de toda a comunidade escolar. A transformação de atitudes por parte do discente é um continuum de ações, reflexões e tomadas de decisões. Propostas interventivas ancoradas na reflexão-ação-reflexão podem contribuir como possibilidades educativas comprometidas com processos humanizadores, visto que têm como pressuposto a conscientização dos discentes. Sugerimos que outros estudos possam ser desenvolvidos para ampliar as discussões, sobretudo cientes da relevância social da temática pós-pandemia.