O objetivo geral apresenta a importância das competências da alfabetização lectoescrita digital nos processos de letramento acadêmico do Ensino Superior, para a formação da escrita autônoma; através de levantamento de dados nas orientações de trabalho de conclusão/TCC. O problema questiona o porquê do número crescente de alunos que em seus trabalhos de conclusão de curso não dominam e não conseguem uma escrita autônoma e nem formatam os mesmos nas normas da ABNT. A tecnologia e sua utilização como ferramenta pedagógica de construção autônoma não têm sido desenvolvidas no Curso de Graduação de Pedagogia, tendo em vista o número crescente de alunos que em seus trabalhos de conclusão de curso não dominam e não conseguem uma escrita autônoma e nem formatam os mesmos nas normas da ABNT, fazendo-se necessário o estudo desse tema. A metodologia caracteriza-se como bibliográfica descritiva, quali-quantitativa, exploratória e pesquisa ação, pelo fato da pesquisadora ter orientado um grupo de dez alunas, em trabalhos de conclusão no Curso de Pedagogia, em umas Instituição pública estadual de Ensino Superior, no município de Campos dos Goytacazes/RJ/Brasil.