As estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem no ensino médio carecem cada vez mais de inovação, pautando-se em métodos que reforcem a contextualização dos conteúdos, minimizando que eles sejam memorizados de maneira mecânica, a fim de que a aprendizagem seja integralizada e significativa. Conectar os saberes escolares ao cotidiano dos estudantes é uma tarefa desafiadora para os professores do ensino médio, uma vez que, os objetos de conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas perpassam para além da vida estudantil e, na maioria das vezes são ensinados por métodos tradicionais. Este trabalho objetiva subsidiar a contribuição da utilização de metodologias ativas no ensino médio em contraste com o método de ensino tradicional, pois as exigências no formato de ensino-aprendizagem colocadas pelo funcionamento da educação básica solicitam mudanças na formatação de produção do conhecimento no sentido de superar o modo tradicional de ensino, principalmente com o advento do novo ensino médio que intensifica a participação do estudante como protagonista, dando-lhes liberdade de escolha das disciplinas que irão traçar a construção dos seus saberes. O artigo foi desenvolvido de acordo com a metodologia da pesquisa de caráter qualitativo onde foi realizado um estudo bibliográfico integrativo, utilizando diversos referenciais de pesquisa que tratam do assunto, envolvendo metodologias ativas no contexto do ensino médio. Foram desenvolvidos estudos que retratam a utilização das metodologias ativas, sua exemplificação e como algumas delas podem ser desenvolvidas. O trabalho traduziu o proveito e eficácia do uso de metodologias ativas em convergência com o método tradicional de ensino como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino médio e apresenta como considerações finais a importância da compreensão conceitual sobre metodologia ativa, bem como seu processo didático. Firmados nos pressupostos regentes para que assim logre-se de um ensino-aprendizagem significativo.