Nesta pesquisa, temos o interesse em analisar a proposta de trabalho com os gêneros discursivos no livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental aprovada pelo PNLD 2022, a partir dos gêneros discursivos presentes na obra, observarmos quais são as estratégias de escrita voltadas para esses estudantes, futuros alunos do Ensino Médio. O estudante do 9º ano precisa desenvolver suas habilidades e competências de leitura, interpretação, escrita e o mais importante, saber utilizar essas habilidades e competências nas mais variadas situações do dia a dia. Um dos nossos objetivos é analisar um livro didático destinado ao 9º ano do Ensino Fundamental, com a intenção de analisar, refletir e discutir acerca dos diferentes gêneros discursivos encontrados na obra e quais são as estratégias de ensino presente. O livro didático é uma ferramenta importante para os docentes em suas práticas pedagógicas, como também um facilitador para o ensino e aprendizado dos estudantes. Dessa maneira, analisamos e refletimos as propostas de um livro didático 9º ano do Ensino Fundamental, como são as abordagens dos gêneros discursivos nessa fase de ensino e quais são as propostas e estratégias de ensino voltadas para a prática de produção textual. Para isso, nos apoiamos nas contribuições da BNCC (2018), Bakhtin (2003), Fiorin (2006), dentre outros autores.