A pesquisa foi motivada pelo uso do Planejamento Estratégico pela gestão da Escola Municipal Raul de Queiroz Menezes Veiga, da cidade de Manaus/AM, buscou-se identificar a eficácia dos processos de utilização do planejamento estratégico como tipo de gestão adotado. Neste estudo, procurou-se analisar a efetividade do marco referencial no processo gerencial na Escola Municipal Raul de Queiroz Menezes Veiga, na cidade de Manaus/AM; verificar como o planejamento estratégico auxilia o gestor escolar na organização dos planos para obter os resultados esperados e descrever a importância do acompanhamento das ações e avaliação dos resultados que foram planejados. Metodologicamente, a pesquisa desenvolveu-se através de uma abordagem qualitativa; a coleta de dados foi realizada por meio de um levantamento material e documental dos dados empíricos e entrevistas através de questionários pelo formulário digital Google Forms. O referencial teórico utilizado nesta pesquisa está ancorado nos autores: Guimarães (2017), Godoy (2015), Chiavenato (2010), Parente Filho (2003) e outros. A análise possibilitou concluir que, por meio do Planejamento Estratégico, é possível toda a equipe escolar participar das estratégias em busca de alcançar os resultados finalísticos da escola, de maneira organizada em que todos tem a oportunidade de construir a identidade estratégica da escola, analisar seus dados, elaborar plano de ação e acompanhar o andamento das ações analisando e avaliando os resultados ao longo do processo; entendendo que é um trabalho que envolve esforço, dedicação, compromisso e organização de todos e não somente professor e aluno.