A interrupção das aulas presenciais por quase dois anos em todo o Brasil acentuaram as desigualdades educacionais, no contexto pós pandêmico, as defasagens de aprendizagens têm sido diagnosticadas nas instituições de ensino, onde as lacunas de aprendizagem que já existiam, ficaram mais evidentes. Portanto, estratégias como a recomposição de aprendizagens e a priorização curricular, que visam contribuir para melhoria da qualidade da educação ofertada nas escolas, foram adotadas pelas redes de ensino estaduais e municipais de diversos estados brasileiros. Desta forma a presente pesquisa busca investigar a importância e propósito dos documentos direcionados através do Programa Mais Paic para recomposição e priorização curricular nas séries iniciais do ensino fundamental, visando o enfrentamento das desigualdades educacionais no Estado do Ceará. Este estudo é constituído de uma pesquisa de natureza qualitativa com caráter descritivo realizado através de estudos documentais e bibliográficos, além de artigos recentes referentes a importância da recomposição de aprendizagens para o trabalho pedagógico desenvolvido entre os anos letivos de 2020 a 2023. A Base Nacional Comum Curricular e os currículos e documentos normativos alinhados a ela são um importante instrumento de apoio à aprendizagem, a priorização curricular provoca na prática docente um novo direcionamento, na medida em que definem as aprendizagens essenciais e permitem que se estabeleçam recortes prioritários de habilidades para cada ano. A Secretaria de Educação do Estado do Ceará e as redes municipais de ensino cearense reforçam através da mobilização das ações que foram desenvolvidas a garantia da recuperação de aprendizagens com qualidade e equidade, ampliando a possibilidade de uma Educação para todos.