Artigo CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-76-2

FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NO CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 02 - Didática e Currículo
"2024-01-24 11:27:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106103
    "edicao_id" => 322
    "trabalho_id" => 7877
    "inscrito_id" => 12280
    "titulo" => "FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NO CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O currículo integrado em cursos superiores em saúde, requer movimentos frequentes de alinhamento de propostas e desenvolvimento de novas estratégias que assegurem seus pilares. O presente estudo objetiva relatar a experiência de fortalecimento da educação interprofissional, nos módulos integrados comuns aos primeiros semestres de nove cursos de saúde em uma instituição de ensino superior em Fortaleza, Ceará. Foram realizadas três ações principais: Alinhamento das competências e objetivos de aprendizagem; Construção colaborativa de elementos que fomentem o interprofissionalismo e a identidade profissional e, por fim o Fortalecimento da educação interprofissional nas discussões de casos-problemas utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O alinhamento entre as competências e objetivos de aprendizagens essenciais foi realizado de forma colaborativa e permitiu identificar e adequar os elementos relevantes comuns a todos os cursos de saúde. Os casos-problemas atualizados fomentaram a manutenção da identidade profissional e do interprofissionalismo no currículo integrado em saúde. A relação entre os objetivos de aprendizagem e a futura atuação profissional foram fortalecidos dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem que possibilitou ainda identificar como estes contribuem para a consolidação de competências e habilidades futuras. O fomento às discussões por parte dos tutores em cada caso-problema e o acompanhamento realizado por assessores pedagógicos, foram essenciais à aplicação da proposta, a qual estabelece ligação entre os temas estudados, competências e habilidades profissionais e interprofissionais. Estas ações revelaram a potência dos espaços interprofissionais em contexto intracurricular e refletem na aprendizagem em equipe, competências colaborativas e interdisciplinaridade dentro de um currículo integrado em saúde."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID12280_TB7877_10072023233447.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:59:59"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA DO COUTO SOARES MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "CARLA MACIEL"
    "autor_email" => "maciel.carla@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106103
    "edicao_id" => 322
    "trabalho_id" => 7877
    "inscrito_id" => 12280
    "titulo" => "FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NO CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O currículo integrado em cursos superiores em saúde, requer movimentos frequentes de alinhamento de propostas e desenvolvimento de novas estratégias que assegurem seus pilares. O presente estudo objetiva relatar a experiência de fortalecimento da educação interprofissional, nos módulos integrados comuns aos primeiros semestres de nove cursos de saúde em uma instituição de ensino superior em Fortaleza, Ceará. Foram realizadas três ações principais: Alinhamento das competências e objetivos de aprendizagem; Construção colaborativa de elementos que fomentem o interprofissionalismo e a identidade profissional e, por fim o Fortalecimento da educação interprofissional nas discussões de casos-problemas utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O alinhamento entre as competências e objetivos de aprendizagens essenciais foi realizado de forma colaborativa e permitiu identificar e adequar os elementos relevantes comuns a todos os cursos de saúde. Os casos-problemas atualizados fomentaram a manutenção da identidade profissional e do interprofissionalismo no currículo integrado em saúde. A relação entre os objetivos de aprendizagem e a futura atuação profissional foram fortalecidos dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem que possibilitou ainda identificar como estes contribuem para a consolidação de competências e habilidades futuras. O fomento às discussões por parte dos tutores em cada caso-problema e o acompanhamento realizado por assessores pedagógicos, foram essenciais à aplicação da proposta, a qual estabelece ligação entre os temas estudados, competências e habilidades profissionais e interprofissionais. Estas ações revelaram a potência dos espaços interprofissionais em contexto intracurricular e refletem na aprendizagem em equipe, competências colaborativas e interdisciplinaridade dentro de um currículo integrado em saúde."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID12280_TB7877_10072023233447.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:59:59"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA DO COUTO SOARES MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "CARLA MACIEL"
    "autor_email" => "maciel.carla@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 322
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02"
        "logo" => null
        "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg"
        "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:27:52"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 322
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02"
        "logo" => null
        "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg"
        "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:27:52"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 198
                "edicao_id" => 322
                "codigo" => "978-85-61702-76-2"
                "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n
                  CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n
                  FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n
                  GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n
                  JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA &nbsp;(FUNDAJ)<br />\r\n
                  JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n
                  LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA &nbsp;(EBTT-IEPIC)<br />\r\n
                  LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n
                  LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GONCALVES&nbsp; (UFAC)<br />\r\n
                  SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n
                  STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:27:52"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 198
                "edicao_id" => 322
                "codigo" => "978-85-61702-76-2"
                "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n
                  CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n
                  FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n
                  GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n
                  JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA &nbsp;(FUNDAJ)<br />\r\n
                  JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n
                  LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA &nbsp;(EBTT-IEPIC)<br />\r\n
                  LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n
                  LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GONCALVES&nbsp; (UFAC)<br />\r\n
                  SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n
                  STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:27:52"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O currículo integrado em cursos superiores em saúde, requer movimentos frequentes de alinhamento de propostas e desenvolvimento de novas estratégias que assegurem seus pilares. O presente estudo objetiva relatar a experiência de fortalecimento da educação interprofissional, nos módulos integrados comuns aos primeiros semestres de nove cursos de saúde em uma instituição de ensino superior em Fortaleza, Ceará. Foram realizadas três ações principais: Alinhamento das competências e objetivos de aprendizagem; Construção colaborativa de elementos que fomentem o interprofissionalismo e a identidade profissional e, por fim o Fortalecimento da educação interprofissional nas discussões de casos-problemas utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O alinhamento entre as competências e objetivos de aprendizagens essenciais foi realizado de forma colaborativa e permitiu identificar e adequar os elementos relevantes comuns a todos os cursos de saúde. Os casos-problemas atualizados fomentaram a manutenção da identidade profissional e do interprofissionalismo no currículo integrado em saúde. A relação entre os objetivos de aprendizagem e a futura atuação profissional foram fortalecidos dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem que possibilitou ainda identificar como estes contribuem para a consolidação de competências e habilidades futuras. O fomento às discussões por parte dos tutores em cada caso-problema e o acompanhamento realizado por assessores pedagógicos, foram essenciais à aplicação da proposta, a qual estabelece ligação entre os temas estudados, competências e habilidades profissionais e interprofissionais. Estas ações revelaram a potência dos espaços interprofissionais em contexto intracurricular e refletem na aprendizagem em equipe, competências colaborativas e interdisciplinaridade dentro de um currículo integrado em saúde.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.