O currículo integrado em cursos superiores em saúde, requer movimentos frequentes de alinhamento de propostas e desenvolvimento de novas estratégias que assegurem seus pilares. O presente estudo objetiva relatar a experiência de fortalecimento da educação interprofissional, nos módulos integrados comuns aos primeiros semestres de nove cursos de saúde em uma instituição de ensino superior em Fortaleza, Ceará. Foram realizadas três ações principais: Alinhamento das competências e objetivos de aprendizagem; Construção colaborativa de elementos que fomentem o interprofissionalismo e a identidade profissional e, por fim o Fortalecimento da educação interprofissional nas discussões de casos-problemas utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O alinhamento entre as competências e objetivos de aprendizagens essenciais foi realizado de forma colaborativa e permitiu identificar e adequar os elementos relevantes comuns a todos os cursos de saúde. Os casos-problemas atualizados fomentaram a manutenção da identidade profissional e do interprofissionalismo no currículo integrado em saúde. A relação entre os objetivos de aprendizagem e a futura atuação profissional foram fortalecidos dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem que possibilitou ainda identificar como estes contribuem para a consolidação de competências e habilidades futuras. O fomento às discussões por parte dos tutores em cada caso-problema e o acompanhamento realizado por assessores pedagógicos, foram essenciais à aplicação da proposta, a qual estabelece ligação entre os temas estudados, competências e habilidades profissionais e interprofissionais. Estas ações revelaram a potência dos espaços interprofissionais em contexto intracurricular e refletem na aprendizagem em equipe, competências colaborativas e interdisciplinaridade dentro de um currículo integrado em saúde.