A prática docente é o saber e o fazer do professor na sala de aula, de modo que, o professor se apropria de diversos saberes disciplinares, curriculares dentre outros para desenvolver o seu trabalho. Nesse sentido, a prática docente está intimamente ligada com o ato de ensinar, planejar, organizar e repensar a prática em sala de aula (SOUZA, 2009). Desse modo, o presente artigo aborda o conceito de Prática Docente e a sua relação com a práxis pedagógica, uma vez que a práxis é algo mais amplo. O estudo destaca ainda que a prática docente está intrinsecamente ligada ao professor, que utiliza suas técnicas e experiências para ressignificar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. As práticas do professor são influenciadas pelos instrumentos normativos relacionados à sala de aula e durante a ministração dos conteúdos. Souza, 2009 destaca a importância da retomada do termo "Práxis Pedagógica" e seu significado como um conjunto de ações que geram conhecimento e contribuem para o crescimento pessoal dos sujeitos envolvidos. Nessa perspectiva, a escola desempenha um papel crucial na formação dos sujeitos, uma vez que fornece elementos que contribuem para a emancipação cognitiva. Nesse sentido, a sala de aula é o espaço-tempo fundamental para a realização da formação humana, onde as ações e relações entre educadores e educandos ocorrem, permeadas por outros elementos, além do fato de ensinar. Portanto, entende-se que a prática docente está diretamente ligada a práxis pedagógica, que por sua vez é um conceito relevante para a formação de professores, pois direciona a prática docente e promove uma educação significativa.