A aprendizagem é uma discussão pontual e sempre necessária no âmbito escolar. O ensino superior é também um espaço de aprendizagem onde deve-se considerar modos e estilos que os discentes possuem ao aprender, características deste processo, os seus diversos interesses, motivações, capacidades, crenças, expectativas e tantos outros fatores que podem interferir direta ou indiretamente nesta questão. Este estudo investigou as concepções que os discentes das licenciaturas em Física e Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/ Campus Tianguá possuem sobre seu processo de aprendizagem, considerando questões pessoais, os indivíduos envolvidos, os fatores, as condições e aspectos, a fim de subsidiar reflexões que possam levar a discussão de práticas pedagógicas mais coerentes com a realidade local, tornando esta pesquisa um instrumento para o diálogo institucional e busca de melhorias no campo pedagógico. Como metodologia, partindo de uma abordagem tanto quantitativa quanto qualitativa, foi realizada uma revisão bibliográfica dos estudos sobre a temática da aprendizagem no ensino superior e aplicação de um questionário com questões objetivas e subjetivas que permitirão traçar um perfil e mapear a aprendizagem dos discentes das licenciaturas do campus. Como resultados podemos apontar que a maioria dos discentes possui conhecimento de seu processo de aprendizagem e se organiza através de uma rotina, estabelece metas e objetivos para seu processo, relatam dificuldade em manter o foco e a concentração, parcialmente compreendem o processo de aprender como individual, se autoavaliam, elucidam e descrevem suas dificuldades, possuem clareza do que os motiva, apontam a necessidade de uma relação dialógica com o docente e sinalizam os feedbacks sobre atividades e avaliações realizadas como algo que favorece a aprendizagem, além de apontar que debates em sala, seminários, leituras e explanações dos conteúdos com uso de quadro e/ou slides são metodologias capazes de contribuir melhor para sua aprendizagem.