O presente artigo tem por objetivo principal investigar como a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas pode ser utilizada como recurso metodológico para aulas com abordagens investigativas. Sua origem se deu a partir da seguinte questão norteadora: Como a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas pode ser utilizada em aulas com uma abordagem investigativa? Para isso, foi realizada uma pesquisa, tipo estado da arte, para a análise de trabalhos realizados, em um determinado tempo, que utilizaram a Aprendizagem Baseada em Problemas durante as suas pesquisas. Este trabalho aborda uma discussão teórica sobre: o contexto histórico da Aprendizagem Baseada em Problemas, a sua fundamentação teórica, as ideias de John Dewey e seu percurso de vida, a comparação entre a educação clássica e a educação segundo a proposta de Dewey, as características da Aprendizagem Baseada em Problemas, a diferença entre a Metodologia da Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas, a importância do trabalho em grupo da ABP, a importância do tutor/professor, o processo da aprendizagem individual do aluno e o seu processo avaliativo durante as aulas. A pesquisa realizada tem como objetivo específico, ampliar as informações sobre o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas numa perspectiva que possa ser compreendida melhor e que atenda todos os níveis de ensino. Por isso, a importância de uma discussão teórica sobre este tema e a compreensão do seu desenvolvimento como recurso didático para aulas com abordagem investigativa.