O artigo versa sobre os documentos oficiais da educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) no contexto brasileiro, desempenham um papel fundamental na definição e orientação dos currículos escolares. Eles fornecem diretrizes e referências para a elaboração, implementação e avaliação dos currículos nas escolas a partir de sua compreensão e reflexão. O presente estudo propõe uma análise do currículo nos documentos oficiais da educação brasileira, com focando no objetivo que é compreender a concepção curricular presente nessas diretrizes e examinar suas implicações para a prática pedagógica e o desenvolvimento dos estudantes. A pesquisa abordará a estrutura, os princípios e os objetivos descritos nos documentos, averiguando como o currículo é organizado. Bem como, os aspectos referentes à contextualização, à interdisciplinaridade e às metodologias propostas. Além disso, o estudo buscará compreender como os documentos oficiais abordam a formação integral dos estudantes. Será realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva por meio de uma revisão bibliográfica e análise documental, onde serão exploradas as perspectivas teóricas relacionadas ao currículo nos documentos oficiais da educação brasileira. Serão levantadas reflexões sobre as lacunas, os limites e as possibilidades dessas diretrizes curriculares, bem como suas implicações para a prática pedagógica e o desenvolvimento dos estudantes. Espera-se que esta pesquisa contribua para uma compreensão mais aprofundada do currículo nos documentos oficiais, proporcionando subsídios para reflexões e discussões acerca das políticas educacionais, da prática pedagógica e da formação dos professores. Palavras-chaves. Currículo, Documentos oficiais, Prática pedagógica, Formação de professores