Os aspectos físico-naturais da paisagem são essenciais para o entendimento da relação homem- natureza. Na Geografia escolar, esse conjunto de elementos é conhecido como geografia física, cabendo a esta os estudos dos fatores naturais (geologia, relevo, solos, clima, hidrografia e vegetação), sua gênese e desenvolvimento, possibilitando um novo olhar geográfico em escala local, regional e global (PONTUSCHKA; PAGANELLI; CACETE, 2007). A Lei nº 13.415/2017, do Novo Ensino Médio, estabeleceu a interdisciplinarização de conteúdos, materiais didáticos e componentes curriculares como um todo. Mudanças foram implementadas, possibilitando a sua flexibilização, afetando assim, o processo de ensino de temas pertinentes a construção do saber geográfico. Nesse sentido, este trabalho objetivou investigar a forma como a geografia física escolar é abordada nas coletâneas de ciências humanas nas escolas estaduais de Ensino Médio do município de Fortaleza - Ceará. Realizou-se por meio de procedimentos metodológicos qualitativos (BARDIN, 1977), o levantamento bibliográfico das coleções e a análise documental destas, tendo como parâmetros os conteúdos conceituais; impactos ambientais dos elementos físico-naturais; e os elementos visuais utilizados (ilustrações, fotografias). Ao todo foram consultadas instituições das Sefors 1, 2, e 3, onde foram analisadas 5 coletâneas didáticas de diferentes editoras. Constatou-se que a abordagem descritiva e textual da geografia física, como um todo se apresenta pouco contextualizada, sendo quase que completamente reduzida a impactos ambientais de diferentes estirpes. Identificou-se também o esvaziamento e quase completo desaparecimento de alguns elementos naturais, como a geologia, formas de relevo e os solos. A contextualização da geografia física entre os demais componentes curriculares da área de humanas não ficou compreensível em pelo menos 3 das 5 coletâneas analisadas. Portanto, argumenta-se sobre a necessidade de uma revisão curricular do material didático do PNLD 2021, a fim de proporcionar uma melhor construção do raciocínio geográfico e ambiental dos discentes.