As práticas educativas promovidas pelas Metodologias Ativas promovem protagonismo aos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. No âmbito da Geografia Física, a inserção de atividades dinâmicas ao longo da condução do ensino promove descomplicação no entendimento de assuntos que se distanciam da realidade dos estudantes. Neste sentido, o objetivo do referido trabalho foi a confecção de uma mala geográfica contemplando aspectos geográficos acerca dos países participantes da Copa do Mundo ocorrida no Catar no ano de 2022 com duas turmas do 6° ano do Ensino privado localizado no município de Jaboatão dos Guararapes -PE. Como princípios metodológicos inicialmente, os alunos foram distribuídos ao longo de grupos, contendo no máximo seis integrantes. Em seguida, foram sorteados os países participantes do mundial. É válido ressaltar que cada grupo ficou responsável por um país. Em posse do país, cada grupo ficou responsável por pesquisar conjuntamente aspectos relacionados aos diversos campos da Geografia, contemplando os seguintes temas: a economia, a demografia, a educação, a saúde, a hidrografia, a climatologia e a vegetação. Após a coleta destas informações, os alunos receberam uma mala confeccionada com papel couchê e uma cartolina para inserir as informações e, posteriormente, apresentá-las aos demais colegas de sala. Ao término de todas as apresentações, cada aluno recebeu uma passagem aérea “fake” de ida para a cerimônia de abertura da Copa do Catar. Com a conclusão da atividade foi possível identificar que houve entendimento dos conteúdos de forma dinâmica e lúdica pois, possibilitou que os alunos ao longo da pesquisa pudessem disponibilizá-la de forma criativa e foi nítida a assimilação dos conteúdos que englobam a Geografia. Desta forma, a inclusão de mecanismos estimulantes no processo de ensino-aprendizagem promove dinamicidade, protagonismo e apropriação do conteúdo através de mecanismos disponibilizados pela metodologia ativa.