Este artigo busca apresentar algumas proposições para os professores da educação básica, que em seu cotidiano escolar trabalham a temática das pequenas cidades. Embora o trabalho seja desenvolvido por uma Geógrafa, o conteúdo ora apresentado é pertinente a todos os docentes que desejam discutir essa temática relevante no Brasil. As pequenas cidades compõem um universo inquestionável, enquanto realidade sócio-espacial, visto que elas representam 81,7% das cidades brasileiras, de acordo com o Censo 2010. Portanto, quanto mais cedo esta temática for inserida no currículo escolar, mais a escola consegue dialogar com a realidade social. Nos livros didáticos de Geografia, geralmente, a cidade abordada, e apresentada pelas coleções das editoras, é apenas aquela grande urbe (com grandes prédios, intensos asfaltos, trânsitos congestionados), todavia este cenário não se aproxima da realidade dos alunos que residem em cidades pequenas. E isso pode comprometer o entendimento de mundo dos discentes, na medida em que o mundo vivido por estes não coincide com a realidade apresentada pelos livros didáticos. Pensar nos conteúdos, levando em consideração a realidade dos alunos é uma necessidade para que o processo de ensino-aprendizagem seja exitoso, logo o professor pode utilizar diversas estratégias que contribuam para o entendimento das pequenas cidades, tais como: i) realização de registros fotográficos in loco; ii) confecção de desenhos e poemas; e iii) utilização de músicas, a fim de construir uma imagem de cidade que ultrapassa aquelas situadas nos livro didático e que, muitas vezes, engessa e compromete o entendimento da diversidade contida na cidade brasileira.