Artigo CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-76-2

PAULO FREIRE, CURRÍCULO ESCOLAR E PÓS-COLONIALISMO: APROXIMAÇÕES E POSSIBILIDADES CRÍTICO-EDUCACIONAIS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 02 - Didática e Currículo
"2024-01-24 11:27:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106095
    "edicao_id" => 322
    "trabalho_id" => 6540
    "inscrito_id" => 9304
    "titulo" => "PAULO FREIRE, CURRÍCULO ESCOLAR E PÓS-COLONIALISMO: APROXIMAÇÕES E POSSIBILIDADES CRÍTICO-EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "O texto em evidência discute as afinidades entre a pedagogia política de Paulo Freire, as teorias pós-coloniais e o currículo escolar. Corroboramos o argumento de que sua concepção praxiológica de educação questiona e traz a possibilidade da problematização em torno das manifestações contemporâneas da colonialidade, especialmente daquelas que se desdobram no plano curricular. No que concerne ao trato metodológico, nos amparamos na “Cartografia Simbólica”, estratégia de construção do conhecimento sistematizada por Boaventura de S. Santos. Para tanto, estabelecemos diálogos com vertentes paulofreireanas direcionadas à discussão curricular e com teóricos curriculistas cujas teorias retinem perspectivas de humanização, justiça e emancipação social. Dentre estes, destacamos: Theodor Adorno, Hugo Zemelman, Wilfred Carr, Antonio F. Gouvêa da Silva, entre outros. De igual maneira, nos apoiamos nas contribuições de autores considerados pós-coloniais, a exemplo de: Hugo Achugar, Gayatri Spivak, Boaventura de S. Santos e Enrique Dussel, para citar alguns. Com base nas reflexões suscitadas, afirmamos razões pelas quais podemos considerar o currículo escolar como um lugar de enunciação político-pedagógico capaz de movimentar uma práxis educacional envolvida com o trabalho curricular de tradução da realidade, objetivando enxergar aquilo que oprime para, então, provocar a construção de um currículo escolar como projeto de conscientização para a libertação em relação ao que é injusto e desumano. Consideramos, como principais resultados deste estudo, o fato de que as pesquisas e as práticas fundamentadas nas teorias pós-coloniais ressoam reflexões propulsoras de um debate crítico em torno dos problemas de um mundo formatado pelo colonialismo e pelo imperialismo e, sobretudo, discussões curriculares pós-colonialistas fundamentadas no legado de Paulo Freire. Observamos, por fim, indícios de uma “Pedagogia dos Subalternos” compromissada com a desconstrução da subalternidade e voltada para o enriquecimento das capacidades humanas quanto à manutenção da vida e da dignidade das pessoas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID9304_TB6540_20112023210820.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:59:59"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Gllauco"
    "autor_email" => "gllaucosmith@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106095
    "edicao_id" => 322
    "trabalho_id" => 6540
    "inscrito_id" => 9304
    "titulo" => "PAULO FREIRE, CURRÍCULO ESCOLAR E PÓS-COLONIALISMO: APROXIMAÇÕES E POSSIBILIDADES CRÍTICO-EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "O texto em evidência discute as afinidades entre a pedagogia política de Paulo Freire, as teorias pós-coloniais e o currículo escolar. Corroboramos o argumento de que sua concepção praxiológica de educação questiona e traz a possibilidade da problematização em torno das manifestações contemporâneas da colonialidade, especialmente daquelas que se desdobram no plano curricular. No que concerne ao trato metodológico, nos amparamos na “Cartografia Simbólica”, estratégia de construção do conhecimento sistematizada por Boaventura de S. Santos. Para tanto, estabelecemos diálogos com vertentes paulofreireanas direcionadas à discussão curricular e com teóricos curriculistas cujas teorias retinem perspectivas de humanização, justiça e emancipação social. Dentre estes, destacamos: Theodor Adorno, Hugo Zemelman, Wilfred Carr, Antonio F. Gouvêa da Silva, entre outros. De igual maneira, nos apoiamos nas contribuições de autores considerados pós-coloniais, a exemplo de: Hugo Achugar, Gayatri Spivak, Boaventura de S. Santos e Enrique Dussel, para citar alguns. Com base nas reflexões suscitadas, afirmamos razões pelas quais podemos considerar o currículo escolar como um lugar de enunciação político-pedagógico capaz de movimentar uma práxis educacional envolvida com o trabalho curricular de tradução da realidade, objetivando enxergar aquilo que oprime para, então, provocar a construção de um currículo escolar como projeto de conscientização para a libertação em relação ao que é injusto e desumano. Consideramos, como principais resultados deste estudo, o fato de que as pesquisas e as práticas fundamentadas nas teorias pós-coloniais ressoam reflexões propulsoras de um debate crítico em torno dos problemas de um mundo formatado pelo colonialismo e pelo imperialismo e, sobretudo, discussões curriculares pós-colonialistas fundamentadas no legado de Paulo Freire. Observamos, por fim, indícios de uma “Pedagogia dos Subalternos” compromissada com a desconstrução da subalternidade e voltada para o enriquecimento das capacidades humanas quanto à manutenção da vida e da dignidade das pessoas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID9304_TB6540_20112023210820.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:59:59"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Gllauco"
    "autor_email" => "gllaucosmith@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 322
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02"
        "logo" => null
        "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg"
        "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:27:52"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 322
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02"
        "logo" => null
        "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg"
        "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:27:52"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 198
                "edicao_id" => 322
                "codigo" => "978-85-61702-76-2"
                "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n
                  CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n
                  FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n
                  GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n
                  JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA &nbsp;(FUNDAJ)<br />\r\n
                  JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n
                  LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA &nbsp;(EBTT-IEPIC)<br />\r\n
                  LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n
                  LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GONCALVES&nbsp; (UFAC)<br />\r\n
                  SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n
                  STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:27:52"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 198
                "edicao_id" => 322
                "codigo" => "978-85-61702-76-2"
                "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n
                  CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n
                  FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n
                  GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n
                  JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA &nbsp;(FUNDAJ)<br />\r\n
                  JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n
                  LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA &nbsp;(EBTT-IEPIC)<br />\r\n
                  LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n
                  LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GONCALVES&nbsp; (UFAC)<br />\r\n
                  SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n
                  STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:27:52"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O texto em evidência discute as afinidades entre a pedagogia política de Paulo Freire, as teorias pós-coloniais e o currículo escolar. Corroboramos o argumento de que sua concepção praxiológica de educação questiona e traz a possibilidade da problematização em torno das manifestações contemporâneas da colonialidade, especialmente daquelas que se desdobram no plano curricular. No que concerne ao trato metodológico, nos amparamos na “Cartografia Simbólica”, estratégia de construção do conhecimento sistematizada por Boaventura de S. Santos. Para tanto, estabelecemos diálogos com vertentes paulofreireanas direcionadas à discussão curricular e com teóricos curriculistas cujas teorias retinem perspectivas de humanização, justiça e emancipação social. Dentre estes, destacamos: Theodor Adorno, Hugo Zemelman, Wilfred Carr, Antonio F. Gouvêa da Silva, entre outros. De igual maneira, nos apoiamos nas contribuições de autores considerados pós-coloniais, a exemplo de: Hugo Achugar, Gayatri Spivak, Boaventura de S. Santos e Enrique Dussel, para citar alguns. Com base nas reflexões suscitadas, afirmamos razões pelas quais podemos considerar o currículo escolar como um lugar de enunciação político-pedagógico capaz de movimentar uma práxis educacional envolvida com o trabalho curricular de tradução da realidade, objetivando enxergar aquilo que oprime para, então, provocar a construção de um currículo escolar como projeto de conscientização para a libertação em relação ao que é injusto e desumano. Consideramos, como principais resultados deste estudo, o fato de que as pesquisas e as práticas fundamentadas nas teorias pós-coloniais ressoam reflexões propulsoras de um debate crítico em torno dos problemas de um mundo formatado pelo colonialismo e pelo imperialismo e, sobretudo, discussões curriculares pós-colonialistas fundamentadas no legado de Paulo Freire. Observamos, por fim, indícios de uma “Pedagogia dos Subalternos” compromissada com a desconstrução da subalternidade e voltada para o enriquecimento das capacidades humanas quanto à manutenção da vida e da dignidade das pessoas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.