Este trabalho, de caráter bibliográfico, adota como objetivo geral desenvolver uma reflexão teórico-epistemológica sobre avaliação educacional. Para tanto, propomos investigar a relação imbricada entre as teorias do currículo e as concepções de avaliação. À vista disso, adotamos como objetivo investigar quais as concepções de avaliação. Como fundamentação teórica, utilizamos as considerações de Freire e Vieira (2019), Moretto (2002), Luckesi (2005), Libâneo (1996), Sant’Anna (1995), Hoffman (1993), Blaya (2007), dentre outros. Os resultados apontam para a avaliação como processo contínuo, diverso e dinâmico. Ao mesmo tempo em que o aluno é avaliado, o docente também deve ser avaliado. Essa perspectiva, parte de uma visão de avaliação centrada no sujeito e, portanto, no processo de formação de subjetividades nas suas diversas dimensões: afetiva, cognitiva, emocional, social, dentre outras. Avaliar, portanto, vai constituindo-se como processo ímpar de interação, como fenômeno epistêmico inerente à condição humana.