O início do século XXI é marcado pelo aumento exponencial do ensino superior no Brasil e, com o avanço tecnológico, inúmeros cursos presenciais e à distância são oferecidos em todas as regiões do país por instituições de ensino pública e privada. A quarta revolução industrial impactou diretamente no mercado de trabalho e, consequentemente, no ensino superior, exigindo que novas metodologias de ensino-aprendizagem fossem exploradas. Diante desse novo cenário, são grandes os desafios enfrentados pelos docentes no ensino superior, tais como: Quais metodologias são mais eficazes ao aprendizado discente e à formação acadêmica de qualidade? Como equilibrar conteúdo teórico e prática, currículo e desenvolvimento de competências e habilidades? Como motivar e criar um ambiente de aprendizagem? O objetivo geral deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica sobre a formação docente e o conceito de didática no Brasil, procurando identificar as metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas nos cursos de medicina. Os objetivos específicos são analisar o desempenho dos discentes nas avaliações finais e no momento das provas de seleção, enquanto candidatos para início dos trabalhos profissionais. Há uma vasta bibliografia curricular e diferentes metodologias utilizadas nos cursos de medicina nas Universidades brasileiras, para este estudo, partimos das citações dos autores mais atualizados na temática, dentre eles, Libâneo (1990), âncora nas reflexões sobre didática. Na discussão deste trabalho, os textos e os levantamentos bibliográficos servem para o enriquecimento científico na área de formação docente para o ensino superior tanto para os curso