O presente trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições da Neurociência no campo educacional, bem como no desenvolvimento dos processos de aprendizagem dos estudantes. A Neurociência pode contribuir para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem, por meio da promoção de práticas concretas e efetivas para desenvolver e potencializar os diversos estímulos, levando em consideração as diferentes maneiras de se aprender, pois o cérebro tem a capacidade de ajustar-se diante de influências ambientais, assimilando novos conteúdos e desenvolvendo cada vez mais o intelecto. Com o avanço da Neurociência na Educação, torna-se possível mitigar as dificuldades da aprendizagem, tornando o ambiente escolar estimulante e o trabalho pedagógico mais eficiente, por meio de uma abordagem mais neurocientífica dos processos de ensino e aprendizagem. Desta forma, é necessário que o educador conheça o funcionamento cerebral, visto que através da compreensão dos processos neurais, será possível perceber as diversas maneiras de ensinar e as várias formas de aprender. Neste contexto, vamos abordar as possibilidades em que a neurociência busca para contribuir na melhoria do aprendizado escolar, na qualidade de vida do indivíduo e da sociedade. A metodologia será desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e documental, a qual permeará as reflexões e contribuições aos processos de ensino e aprendizagem. Assim sendo, por meio do levantamento das contribuições que a neurociência vem a oferecer para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais plena e significativa, possa-se repensar em práticas pedagógicas para atender o estudante integralmente.