Este capítulo tem como objetivo apresentar e discutir a construção do saber curricular dos licenciandos em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora, matriculados na disciplina Currículo e Planejamento no Ensino de Química, no primeiro semestre de 2023. Sabemos que currículo é um documento que orienta os processos de ensino e de aprendizagem sendo, portanto, o núcleo da escola. Além disso, o seu estudo tem se constituído um vasto campo de pesquisa e disputa, pois envolve políticas públicas, financiamentos e avaliações de desempenho. Assim, ao buscarmos a consolidação do saber curricular, promovemos momentos de reflexão sobre a elaboração desse documento, assim como ações que visem um trabalho a favor do seu desenvolvimento. Para alcançar tal objetivo, planejamos e desenvolvemos atividades que buscavam investigar os conhecimentos prévios dos licenciandos a respeito do currículo, em suas diferentes perspectivas: conceito, finalidade, teorias e planejamento, e como eles foram sendo (re)formulados ao longo da disciplina. Essas atividades foram analisadas qualitativamente, por meio da criação de categorias das unidades de registros (à luz da Análise de Conteúdo). Identificamos que os licenciandos em Química compreenderam a importância do estudo dos documentos que orientam a elaboração dos currículos da Educação Básica, de modo que possam inserir em suas práticas docentes, competências e habilidades associadas ao conhecimento químico, perpassando pela avaliação de materiais didáticos, que estão diretamente associados ao currículo, como o livro didático, por exemplo. Os licenciandos ainda reconheceram o currículo como algo que deve ser construído no coletivo e não imposto por agentes externos às escolas, uma vez que ele é a identidade dessas instituições.